A perseguição contra os cristãos na Índia aumentou mais de 40% no primeiro semestre de 2020, segundo um órgão ecumênico
Da redação, com Vatican News
O Persecution Relief, organismo ecumênico na Índia, publicou um estudo semestral acerca da perseguição contra cristãos na Índia. O resultado aponta para “uma imagem sombria” para a liberdade religiosa no país. “Os crimes contra cristãos na Índia cresceram alarmantes 40.87%”, afirmam as pesquisas.
E esse aumento surgiu em meio a um isolamento social, que durou três meses, a fim de conter a propagação do novo coronavírus.
Numerosos incidentes
O grupo registrou 293 incidentes de perseguição anticristã nos primeiros seis meses deste ano. Seis do total destes casos acabaram em assassinatos. Duas mulheres foram violentadas e mortas por conta de suas crenças religiosas, e outras duas mulheres e uma menina de apenas dez anos foram violentadas por se recusarem a renunciar aos cristianismo.
A região conhecida como Uttar Pradesh foi apontada como a mais hostil contra cristãos na Índia, segundo a pesquisa: 63 dos crimes de ódio registrados foram postos em prática lá.
A polícia ameaçou de prisão um pastor e sua família caso não abandonassem o cristianismo, de acordo com o relatório da Persecution Relief.
O estado de Tamil Nadu registrou 28 casos, com uma igreja totalmente queimada, em junho.
Ponta do iceberg
Shibu Thomas, fundador da organização Persecution Relief, disse que a perseguição contra cristãos se tornou comum. “A temida e contagiosa cruzada do nacionalismo religioso e da intolerância agora atingiu atitudes inumanas”, disse.
Thomas advertiu ainda que os dados coletados até agora são apenas a ponta do iceberg. “Nós pudemos registrar apenas uma fração da atual violência perpetrada contra os cristãos em diversos estados”, relatou.
“Muitas pessoas não denunciam temendo retaliação dos criminosos e da própria máquina administrativa. Alguns casos em vilas do interior também não são relatados porque ficam em regiões isoladas sem eletricidade e conectividade telefônica”, reiterou.
Esperança em uma situação difícil
A pesquisa informou ainda que a Comissão Norte-Americana de Liberdade Religiosa adicionou a Índia à lista de “países em situação preocupante”. Mas a Persecution Relief afirma que “ainda há esperança, já que os olhos de Deus estão sobre esta nação abençoada e a minoria cristã na Índia está de joelhos orando para a atual situação melhorar”, finalizou Thomas.