AJUDA AO RS

Movimento dos Focolares organizam ações aos desabrigados do RS

Diante da tragédia que se abateu sobre o povo gaúcho com as chuvas intensas das últimas semanas, o festival internacional dos Focolares organizou ações específicas para ajudar o povo gaúcho

Da redação, com Assessoria de Imprensa do Genfest

Doação conseguida pelo Movimento dos Focolares / Foto: Divulgação Focolares

A comunidade Movimento dos Focolares, que em julho organiza o Genfest 2024, em Aparecida (SP), resolveu colocar em prática ações para ajuda o povo do Rio Grande do Sul, que nas últimas semanas tem enfrentado perdas e muitos problemas por conta das fortes chuvas que acometeram o Estado.

Essa mobilização vai totalmente ao encontro no tema desta edição do Genfest que é: “Juntos para cuidar”. Coube à Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (Anpecom), outra expressão do Focolares com participação garantida no Genfest 2024, fazer o papel de centralizar a arrecadação do dinheiro.

As primeiras doações financeiras ajudaram os Focolares a enviarem ao RS: 110 fardos de garrafas d’água de 1,5 litro, outras 55 com unidades de 330 ml e entregues à Defesa Civil do Rio Grande do Sul, além de alimentos, roupas, remédios, produtos de higiene pessoal e outros bens necessários que já foram recolhidos e enviados a diferentes cidades gaúchas, especialmente as mais atingidas pela tragédia.

Adelina Prietto cuidando da entrega das doações / Foto: Divulgação FocolaresAções concretas

Os Focolares destacaram que diversas ações concretas foram realizadas pelo Centro Mariápolis Arnold, espaço de encontros dos Focolares, localizado na cidade de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.

Em uma dessas ações, um grupo de estudantes de Medicina e Enfermagem da Universidade Adventista de Maringá se dirigiu ao Estado a fim de ajudar no atendimento às vítimas. Para além do intenso trabalho, uma bela relação de amizade foi criada entre os universitários e as missionárias dos Focolares que atuam no Centro.

Os Focolares também destacam o depoimento da jovem Adelina Prietto acerca da experiência da sua comunidade na cidade de Santa Maria, no interior do RS, um dos munícipios dos mais afetados pelas enchentes. Em seu breve relato, Adelina testemunhou o esforço dos membros dos Focolares em ajudar a comunidade indígena caingangue que ficou isolada pelas águas. “Tem sido uma experiência muito forte, dolorosa, porque vemos muita tristeza, e ao mesmo tempo, dá ânimo e a certeza de que juntos somos mais fortes”, declarou a jovem.

Para os organizadores do Genfest 2024, essas e outras experiências já são realização concreta da proposta temática do festival que está voltada ao cuidado com a vida no planeta. Um pouco disso e muito, a propósito, deverá estar presente em cada uma das três fases do Genfest 2024. 

Como ajudar

A campanha Ação Emergencial Rio Grande do Sul continua. Para contribuir, é possível fazer a sua doação para Associação Nacional por uma Economia de Comunhão, Banco do Brasil, agência 2665-4, conta corrente 39.322-3; Chave-PIX: acaoemergencial@anpecom.com.br.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo