Pesar

Morre o arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido

Bispo é o quarto da Igreja no Brasil a perder a vida por causa da covid-19

Da redação, com CNBB

Dom Mauro Aparecido, arcebispo de Cascavel (PR) /Foto: Divulgação – Arquidiocese de Cascavel

Dom Mauro Aparecido dos Santos morreu nesta quinta-feira, 11, vítima da Covid-19. O prelado era arcebispo de Cascavel (PR). Segundo a arquidiocese, o bispo estava internado desde o dia 16 de fevereiro após apresentar sintomas característicos da doença.

O arcebispo recebia oxigênio e seguia em observação. Devido ao agravamento da doença, o arcebispo precisou ser entubado na madrugada do dia 19 de fevereiro.

No dia 27 de fevereiro, os médicos retiraram a sedação. No entanto, com seu estado de saúde agravado na última terça, 9, o arcebispo foi novamente entubado, mas não resistiu.

Velório e sepultamento

O velório teve início às 23h desta quinta-feira com a celebração da missa que ocorrerá a cada 2h. A vigília, com a presença apenas de sacerdotes, seguirá até as 9h da manhã desta sexta-feira, 12. Depois será iniciada a missa de corpo presente.

Não haverá a presença de fieis devido as regras sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. Participarão apenas o clero diocesano. O sepultamento está marcado para às 10h, desta sexta-feira, 12, no cemitério central de Cascavel, no monumento a ressureição dos padres.

As missas poderão ser acompanhadas pelo facebook da Catedral Nossa Senhora Aparecida – Cascavel (PR).

Biografia e trajetória eclesial

Dom Mauro nasceu em 9 de novembro de 1954, na cidade de Fartura (SP). Foi ordenado sacerdote em 13 de maio de 1984, em Jacarezinho (PR). Na cidade, exerceu sua missão como padre.

O bispo foi também reitor do seminário de Jacarezinho e chanceler da Cúria Diocesana. Foi membro do colégio dos consultores da diocese e pároco da Catedral de Jacarezinho.

Em 14 de agosto de 1998, foi nomeado bispo Coadjutor de Campo Mourão (PR) pelo Papa João Paulo II. Tornou-se bispo titular em 21 de fevereiro de 1999, onde permaneceu até 31 de outubro de 2007. Depois, foi nomeado Arcebispo de Cascavel pelo Papa Bento XVI.

Dom Mauro também foi bispo administrador da diocese de Umuarama (PR) entre 9 de maio de 2002 e 13 de dezembro de 2002. Foi vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB de março de 2012 a julho de 2014, quando foi eleito presidente do Regional onde permaneceu até maio de 2019.

Vítimas da Covid-19

Aos 66 anos, Dom Mauro Aparecido dos Santos é o quarto bispo da Igreja no Brasil que perde a vida por causa da covid-19 desde o início da pandemia.

O caso anterior foi o do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Oscar Scheid. O purpurado faleceu no dia 13 de janeiro. Além dele, Dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares (PE), faleceu em 18 de julho, aos 57 anos de idade. Dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba, morreu em abril aos 70 anos de idade também vítima da covid-19.

Nota de pesar da CNBB

Brasília-DF, 11 de março de 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com pesar o comunicado do falecimento, nesta quinta-feira, 11 de março, do arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos vítima da covid-19.

Neste momento de luto, manifestamos nossos sentimentos à família de dom Mauro, à arquidiocese de Cascavel e aos seus amigos, reafirmando nossa fé na ressurreição: “Descanso eterno dai-lhe, Senhor. E para ele brilhe a vossa luz!”.

Seu lema episcopal era “Veni Et Sequere Me” (vem e segue-me – Lc. 18,22). Em preces, suplicamos ao Pai Misericordioso que acolha este nosso irmão e faça brilhar para ele a luz eterna.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo