Vaticano

Bispos brasileiros recebem Sagrado Palio neste domingo

Neste Domingo, 29, Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Bento XVI presidiu a Liturgia Eucarística com a imposição do sagrado Palio a 40 arcebispos metropolitas, entre os quais dois brasileiros: o arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, o capuchinho Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu; e o de Cascavel, no Paraná, Dom Mauro Aparecido dos Santos.

A Celebração contou com a presença do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, que foi acolhido pelo Papa à entrada da Basílica de São Pedro. Com um gesto de grande valor ecumênico, Bento XVI cedeu a palavra, durante a Missa, ao patriarca de Constantinopla Bartolomeu I pedindo que fosse ele a proferir a homilia para a grande festa dos Santos Pedro e Paulo, Padroeiros da Igreja de Roma e colocados como fundamento juntamente com os outros Apóstolos, da Igreja, una, santa, católica e apostólica.

Esta festa, explicou o Papa, "traz-nos todos os anos a agradável presença de uma Delegação fraterna da Igreja de Constantinopla, que este ano, por causa da abertura do Ano Paulino, é guiada pelo próprio Patriarca, Sua Santidade Bartolomeu I. A ele dirijo a minha saudação cordial, enquanto exprimo a alegria de ter mais uma vez a feliz oportunidade de trocar com ele o beijo da paz, na esperança comum de ver aproximar-se o dia da unitatis redintegratio, o dia da plena comunhão entre nós".

Em seguida, o Papa saudou os membros da Delegação patriarcal e os representantes de outras igrejas e comunidades eclesiais que o honravam com a sua presença, oferecendo com isso um sinal da vontade de intensificar o caminho para a unidade plena entre os discípulos de Cristo.

Palavras do Patriarca de Constantinopla
 
"Dispomo-nos agora – acrescentou Bento XVI – a escutar as reflexões de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico, palavras que queremos acolher com o coração aberto, porque vêm do nosso Irmão amado no Senhor".

O Patriarca Bartolomeu observou, dirigindo-se ao Papa, que "o diálogo teológico entre as nossas Igrejas, graças à ajuda divina, continua em frente, para além das notáveis dificuldades que subsistem sobre as conhecidas problemáticas".

"Desejamos verdadeiramente – afirmou o Patriarca – e rezamos muito por isso, para que estas dificuldades sejam superadas e os problemas dissolvidos o mais rapidamente possível, para atingir o objetivo final, a glória de Deus".

A homilia do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I terminou com os votos de "uma próxima comunhão completa, união da fé e comunhão do Espírito Santo, nos laços da paz, nesta terra, e no céu a vida eterna e a grande misericórdia".

As palavras de Bartolomeu I foram acolhidas com um longo aplauso.

Permanente missão de Pedro

Sucessivamente Bento XVI retomou a palavra e depois de ter agradecido ao Patriarca quis recordar que a missão permanente de Pedro e portanto a própria, como seu sucessor, é aquela de "fazer com que a Igreja nunca se identifique com uma única nação, com uma única cultura, com um único estado. Que seja sempre a Igreja de todos".

"Que reúna a humanidade para além de qualquer fronteira e no meio das divisões deste mundo, torne presente a paz de Deus, a força reconciliadora do seu amor", destacou.

Segundo Bento XVI, "no mundo globalizado de hoje, graças à técnica igual em todo o lado, graças à rede mundial de informações, bem como graças à ligação de interesses comuns, existem novas maneiras de unidade, mas é uma unidade sobre as coisas materiais, que muitas vezes fazem explodir novos contrastes".

"Pelo contrário o mundo precisa cada vez mais de unidade interior que provém da paz de Deus. Portanto a missão permanente de Pedro, mas também tarefa particular confiada à Igreja é reconduzir a esta unidade a humanidade inteira".

Depois da homilia, Bento XVI e Bartolomeu I, recitaram juntos o credo segundo o símbolo niceno-constantinopolitano na língua original grega, segundo o uso litúrgico das igrejas bizantinas.

Seguiu-se a oração universal dos fiéis cujas intenções foram propostas em seis línguas: alemão árabe,francês, swahili, chinês e português.

Em seguida, foi a imposição do Palio, uma insígnia litúrgica de "honra e jurisdição". Para além do próprio Papa, os Palios são também envergados pelos Arcebispos Metropolitas nas suas Igrejas e nas da sua Província eclesiástica. Esta insígnia é feita com a lã de dois cordeiros brancos benzidos pelos Papas na memória litúrgica de Santa Inês, a 21 de Janeiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo