Na Itália

Morre Dom Ricardo Brusati, bispo emérito de Janaúba (MG)

Falecimento aconteceu na manhã deste domingo, 14, em Novara, na Itália

Da redação, com CNBB

Dom Ricardo Guerrino Brusati /Foto: Diocese de Janaúba

A diocese de Janaúba (MG) comunicou, por meio de seu bispo Dom Roberto José da Silva, o falecimento do seu bispo emérito, Dom Ricardo Guerrino Brusati. Ele faleceu na manhã deste domingo, 14, em Novara na Itália. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de condolências pelo falecimento do prelado.

Dom Ricardo nasceu em Bellinzago Novarese, Itália, em 11 de abril de 1945. Estudou no seminário Filosófico e Teológico de Novara e foi ordenado padre em 23 de junho de 1973. Em 1982 veio para o Brasil como sacerdote Fidei Donum na diocese de Paulo Afonso (BA), onde exerceu os cargos de vigário, tesoureiro, chanceler, reitor do seminário menor e chefe da Pastoral Vocacional; pároco, administrador diocesano e diretor jurídico e administrativo da diocese.

Em 13 de novembro de 2002, o Papa João Paulo II nomeou Dom Ricardo como bispo da diocese de Caetité (BA). A ordenação episcopal aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2003. Ele criou a comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, em Belo Horizonte (MG), para favorecer a formação de seminaristas em cursos de filosofia e teologia, e passou a receber também os seminaristas de Livramento de Nossa Senhora e de Vitória de Conquista, ambas na Bahia.

Dom Ricardo ficou na Diocese de Caetité até maio de 2015, quando foi transferido pelo Papa Francisco para a Diocese de Janaúba (MG). Em 12 de junho de 2019, seu pedido de renúncia foi aceito. Ele se tornou bispo emérito de Janaúba e retornou para a Itália.

Nota de Pesar da CNBB

Confira na íntegra a nota de pesar da CNBB:

Estimado irmão, Dom Roberto José da Silva,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em solidariedade à Diocese de Janaúba (MG) e aos familiares por ocasião do falecimento de Dom Ricardo Guerrino Brusati, bispo emérito daquela estimada Igreja Particular, neste domingo, 14 de maio, na Itália, sua terra natal. 

Damos graças a Deus pela doação deste irmão no episcopado que, missionário, doou-se à Igreja no Brasil, especialmente ao Nordeste e à Minas Gerais. Neste terceiro Ano Vocacional, agradecemos a dedicação de Dom Ricardo à promoção de vocações e a formação em todas as dimensões. Reconhecemos, especialmente, o seu incansável trabalho na promoção de um trabalho Pastoral, especialmente da Pastoral da Comunicação e da comunicação nos lugares por onde passou.  

Somos imensamente gratos pelo serviço prestado pelo prelado à Igreja no Brasil e às dioceses às quais serviu como zeloso pastor. Cantamos a Deus, a exemplo de seu lema episcopal, a misericórdia do Senhor que se manifesta também neste momento de sua Páscoa.

Rogamos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares e dê ao nosso irmão o descanso eterno. 

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Bispo de Garanhuns (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers 
Bispo de Rio Grande (RS)
Secretário-geral da CNBB 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo