21 de novembro

Missa marca início da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Celebração será presidida por Dom Miguel Cabrejos, presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano

Da redação, com Celam

Foto: Bruno Marques – Canção Nova

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe será iniciada neste domingo, 21. O evento reunirá todo o Povo de Deus. Objetivo é construir novos caminhos para a Igreja que peregrina neste continente.

A celebração da Eucarística de abertura presidida será presidida por Dom Miguel Cabrejos, presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM). Ela acontecerá na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do continente.

Confira também
.: Divulgada mensagem do Papa para a Assembleia da América Latina e Caribe

Será recordada a V Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano em Aparecida e contemplado os desafios atuais com o objetivo de reavivar o compromiso pastoral da Igreja para que, em Jesus Cristo, os povos tenham vida plena.

Documento para o discernimento comunitário

Após um longo e amplo processo de escuta, a coleta das mais de 70 mil vozes de irmãos e irmãs: leigos, leigas, religiosos, religiosas, diáconos, sacerdotes, seminaristas, membros de comunidades religiosas, bispos e cardeais, deu origem ao Documento para o discernimento comunitário.

Neste sentido, a Assembleia Eclesial deseja impulsionar com força esta conversão pastoral, na perspectiva do discipulado missionário, monilizando a Igreja na América Latina e no Caribe rumo ao renovado protagonismo de todos os batizados.

“Já não se pode mais continuar esperando que as pessoas cheguem, é preciso sair e busca-las nas suas próprias realidades (Síntese Narrativa, p. 134)” porque “é preferível uma Igreja acidentada, ferida e manchada por sair na rua, antes que uma Igreja doente pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças (Evangelli Gaudium, 49)”.

Programação e como acompanhar

O programa geral desta Primeira Assembleia Eclesial está disponível de acordo com o horário de cada país, organizado por região. Confira aqui a programação para a região de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Para acompanhar o evento, basta seguir as transmissões que serão realizadas pelas redes sociais (Facebook @celam.oficial e @asambleaeclesial / Twitter @Celam.Web y @AEeclesial / Youtube Celam TV e Asamblea Eclesial) e pelo site www.asambleaeclesial.lat na aba “ao vivo”.

O vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, participa da Assembleia Eclesial. Ele resume a proposta do evento, direto do Santuário de Guadalupe, assista abaixo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo