DEVOÇÃO

Militares realizam 16ª Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Em Aparecida (SP), militares participaram da celebração eucarística presidida pelo arcebispo ordinário militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius

Gabriel Fontana
Da Redação

Militares em oração durante a Missa no Santuário Nacional de Aparecida / Foto: Reprodução TV Aparecida

Militares de todo o país se reuniram, neste sábado, 2, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), para a 16ª Peregrinação dos Militares. Juntos, participaram da Missa às 12h, presidida pelo arcebispo ordinário militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.

Estiveram presentes membros das Forças Armadas do Brasil (Exército, Marinha e Força Aérea), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares. Na chegada ao Santuário, aconteceu a recepção da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Após, ao redor do Altar Central da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, foram celebradas as vésperas do 1º domingo do Tempo do Advento, inaugurando o ano litúrgico de 2024.

Em sua homilia, Dom Marcony Vinícius afirmou que, com a aproximação da chegada do Menino Jesus, “somos convidados a essa presença mística, essa vinda de Cristo em nossos corações”. Ele frisou que a preparação para o Natal durante o Advento se dá especialmente por meio dos sacramentos, da participação nas Missas, das orações e dos gestos de caridade, a fim de que todos sejam sinal da presença de Deus.

Permanecer vigilantes

Voltando-se para a Sagrada Escritura, o arcebispo destacou o tema da vigilância. Ele explicou que, para manter-se firme e vigiar, é preciso reconhecer-se pecador e necessitado de Deus.

“O povo de Deus, também no seu dia a dia, tem suas fraquezas e suas quedas, mas a fé o mantém confiantes nesse Deus que segue sendo nosso Pai, e com Sua misericórdia, nos dá o Seu perdão”, declarou Dom Marcony, lembrando que Deus chama todos a participar do Seu reino que virá.

Arcebispo ordinário militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius, presidiu a Missa/ Foto: Reprodução TV Aparecida

Na sequência, o arcebispo militar apontou que “nós devemos cuidar de cada dom que Deus nos deu”. Na família, no trabalho e em todos os ambientes em que cada um vive, é necessário cuidar e vigiar para cumprir com suas responsabilidades da melhor maneira possível.

Buscar intimidade com Deus

Contudo, para além destes comportamentos exteriores, Dom Marcony citou também a vigilância interior. Ele exortou os presentes a buscar a intimidade com o Senhor, preparando-se para a Sua vinda no Natal, “onde somos convidados a receber Jesus em nossos corações e em nossas famílias”.

Por fim, o arcebispo pediu orações pela família militar. Ele recordou a função das forças militares de proteger as fronteiras e garantir a soberania nacional do país e pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, para guiar os militares no seu serviço à nação.

Leia também
.: Conheça a atuação da Igreja Católica junto ao Exército Brasileiro

.: Militares participam de primeira peregrinação ao Santuário Schöenstatt

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo