Tema da Semana do Migrante em 2021 é “Migração e diálogo”
Da Redação, com CNBB
Começa neste domingo, 13, a 36ª Semana do Migrante, com o tema “Migração e diálogo”. O lema apresenta um questionamento bíblico: “Quem bate à nossa porta?”. A Semana termina em 20 de junho.
A Semana é uma realização da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM).
O presidente do SPM, Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira (PE), destaca que abordar essa temática significa estar disposto a ser uma Igreja em saída, sempre.
“Querer dialogar é sinônimo de quem se abre para a não intransigência. É estar aberto a viver com os diferentes. É criar cenários que propiciem soluções eficazes a partir do diálogo e de uma atitude desprovida de autoritarismos”, afirma o bispo, que também é referencial do Setor de Mobilidade Humana da CNBB.
Dom José Luiz convida a vivenciar mais esta edição da Semana do Migrante com o olhar e o coração atentos a quem “bate à tua porta”. O convite é para ampliar os laços do amor, da fraternidade e da justiça, esperançando em comunhão com a Igreja.
Texto Base 2021
O texto base está disponível na internet. Dom José escreveu a apresentação do material e explica que este provoca à reflexão, à dimensão do diálogo e à riqueza cultural no processo migratório. Contudo, lembra que essa dinâmica pode acirrar os ânimos do rechaço ao diferente, ao outro.
“A migração, por si só, é já uma abertura ao diálogo. Querendo ou não, o ato de migrar provoca um potencial confronto dialógico. Pôr-se a caminho equivale a pavimentar a via para um intercâmbio entre diferentes expressões culturais e valores. Deslocar-se pressupõe ou estimula troca de valores”, traz o texto.