DEFESA DA VIDA

Marchas pela Vida e a Família são realizadas na Polônia

Neste domingo, 16, diversas cidades polonesas foram tomadas pelas manifestações que tem como slogan “Unidos pela vida, pela família e pela pátria” 

Da Redação, com Vatican News 

Marchas pela Vida e a Família / Foto: Arquidiocese de Varsóvia

Marchas pela Vida e a Família / Foto: Arquidiocese de Varsóvia

Neste domingo, 16, as Marchas pela Vida e a Família tomaram as ruas de diversas cidades polonesas, como Varsóvia, Cracóvia e Gdańsk, e também de cidades menores, como Łęczna, Gryfic ou Dzierżoniów. As marchas são uma continuação do movimento iniciado em abril, com o slogan “Unidos pela vida, pela família e pela pátria”. 

Na capital da Polônia, a marcha terminou com uma Missa na Igreja de Santa Aleksandra, na Praça das Três Cruzes. Em seguida, os participantes passaram pelo Parlamento e pelo Gabinete do Primeiro Ministro, concluindo a marcha em frente ao Monumento ao Marechal Józef Piłsudski, no Belvedere. 

As marchas pela vida 

O coordenador das Marchas pela Vida e a Família, Paweł Kwaśniak, do Centro pela Vida e a Família, enfatiza o objetivo deste movimento. “Vamos a esses edifícios do Poder Público para expressar preocupação com atividades que atacam a ordem social e moral, e apelamos às autoridades para que abandonem esse tipo de ação, que mina os direitos à vida desde a concepção até a morte natural, e respeitem os princípios que derivam da fé cristã e da civilização latina”, comenta.

Kwaśniak deixa claro que a objeção não se refere apenas aos quatro projetos pendentes no Parlamento que estendem a legalidade do aborto até a 12ª semana de gestação. O Centro para a Vida e a Família também se opõe às tentativas de negar o princípio de que os pais criem seus filhos de acordo com sua consciência. 

Leia mais

.: https://noticias.cancaonova.com/brasil/ser-luz-e-dar-a-luz-conheca-trabalho-da-igreja-catolica-contra-o-aborto/

As marchas como grandes reuniões de família 

Em entrevista à mídia vaticana, Kwaśniak chama a atenção para o caráter nacional da Marcha pela Vida e a Família, que em muitas cidades e lugares é o evento público mais importante do ano. Além disso, as marchas são uma ótima oportunidade para integrar as famílias que se reúnem em piqueniques multigeracionais.

O coordenador das Marchas pela Vida e a Família reitera a importância dos genitores amorosos e de suas respectivas famílias. “Damos tanto espaço às famílias, especialmente às famílias numerosas, para mostrar a toda a sociedade que essas famílias existem, que criam filhos, que o amor conjugal pode ser bonito, baseado na responsabilidade, cujo fruto são filhos aceitos no mundo e criados por cônjuges amorosos. Por meio desse exemplo, as famílias podem incentivar os jovens a formar suas próprias famílias, cultivando o amor e a responsabilidade”, manifesta. 

A voz do Episcopado em defesa da vida 

As Marchas pela Vida e a Família são realizadas com o patrocínio da Conferência Episcopal Polonesa. O presidente do episcopado, Dom Tadeusz Wojda, explica: “preparamos e enviamos aos fiéis uma carta pastoral em defesa da vida concebida. Sabemos que a Igreja defende a vida desde o início, ela é um grande dom de Deus e é protegida por várias instituições, mas também pela Constituição da República da Polônia, pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e pela Declaração dos Direitos Humanos”.

Em sua carta, lida neste domingo, 16, nas igrejas, os bispos poloneses enfatizam que a vida, “como valor supremo de todo ser humano e elemento fundamental do bem comum, é um bem fundamental, superior à liberdade individual dos outros”.

“Portanto, ninguém, em nome da liberdade pessoal, tem o direito de decidir sobre a vida de outra pessoa”, concluem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo