4 de julho

Live beneficente deste sábado ajudará na formação de seminaristas do RJ

Doações poderão ser realizadas durante show da cantora católica Eliana Ribeiro, que será transmitido às 19h30 pelo Youtube da TV Canção Nova

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Rebeca Teles

Em março, seminarista durante celebração presidida pelo arcebispo Dom Orani/ Foto: Reprodução – Instagram “Seminário São José”

Ajudar a atender as necessidades da casa de formação de sacerdotes mais antiga do país, o Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), durante este tempo de pandemia de coronavírus. Este é o objetivo do show beneficente que será transmitido neste sábado, 4, às 19h30, através do Youtube da TV Canção Nova e pela WebTV Redentor.

A live que será realizada pela cantora católica Eliana Ribeiro terá um QR Code (código de barras bidimensional) que, quando escaneado usando a câmera do celular, direcionará os espectadores para uma página da internet. Nela, será possível escolher o valor que a pessoa deseja doar para o seminário e, enfim, contribuir para a formação de futuros padres da Igreja.

Veja
.: Mesmo em meio a uma pandemia, país é tomado pela solidariedade
.: Com pandemia, atos de solidariedade têm se multiplicado no país

“Esse momento diferente em que vivemos traz necessidades para todos. O nosso Seminário São José tem também as suas necessidades, com seminaristas que ali estudam e vivem”, comentou o arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

Ainda sobre a iniciativa, Dom Orani declarou: “Nós necessitamos da partilha daqueles que querem ajudar a formar os padres de amanhã”. O cardeal sublinha que só será possível encontrar soluções para prosseguir na missão durante este tempo de pandemia com a ajuda dos que podem contribuir com doações. “Hoje, estendemos a mão a todos (…). Peço que procurem ajudar, na medida do possível, o Seminário São José, um dos mais antigos do Brasil e que tem vocações e suas necessidades para suprir”.

/ Foto: Reprodução – Seminário São José

Seminário São José

A casa de formação foi fundada no século XVIII, no dia 5 de setembro de 1739, para atender às necessidades da Igreja no Brasil. Em 2020, o seminário completa 281 anos de fundação. “Desde o início de sua caminhada histórica, este seminário presta um grande serviço à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e também à Igreja no Brasil, formando muitos sacerdotes”, destaca o reitor do Seminário Arquidiocesano de São José, cônego Leandro de Souza Câmara.

Cônego Leandro Câmara/Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

O seminário foi fundado no Morro do Castelo, depois precisou ser transferido para a Avenida Rio Branco e, atualmente, por necessidades pastorais e formativas, está localizado em Rio Comprido.

Segundo cônego Leandro, essa não é a primeira situação de necessidade enfrentada pela casa de formação. Em 1907, o seminário passou uma grande crise financeira e precisou ser fechado. Sete anos depois, em 1924, foi reaberto e se mantém assim até os dias de hoje.

“É uma alegria fazer parte dessa caminhada histórica do nosso seminário”, afirmou o sacerdote. O reitor do seminário afirma que o local conta com o apoio dos leigos, desde a fundação da Obra das Vocações Sacerdotais, e de iniciativas de benfeitoria na formação dos futuros sacerdotes. “Tudo isso para que essa obra seja mantida”, complementou.

O show beneficente, de acordo com cônego Leandro, contribuirá materialmente para ajudar 174 seminaristas que dependem do local para prosseguirem nas mais diversas etapas de formação. “Temos seminaristas no propedêutico, cuja etapa tem um local próprio, que é o Seminário Rainha dos Apóstolos, o qual, administrativa e financeiramente está dependente e filiado ao Seminário Arquidiocesano de São José”, relatou o reitor.

O sacerdote acrescentou:“Temos o seminário menor e o maior, que corresponde às etapas formativas do discipulado (três anos de filosofia) e da configuração (os quatro anos de teologia, sendo que, o último ano é chamado de síntese – etapa de formação em que o seminarista está encerrando a sua formação inicial, rumo a receber a ordem do diaconato e, posteriormente, do presbiterato)”. A casa de formação também recebe seminaristas das dioceses de Itabuna e Nova Friburgo.

Seminaristas da Arquidiocese do Rio de Janeiro/ Foto: Reprodução – Instagram “Seminário São José”

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo