Curso é realizado entre 26 e 30 de janeiro na arquidiocese do Rio de Janeiro
Em um cenário de profundas transformações sociais e tecnológicas, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza o Curso para Bispos, reunindo líderes da Igreja de todo o Brasil para refletir sobre a transmissão da fé no mundo atual.
Reportagem de Vinicius Cruz e Jairo Rec
Em um tempo marcado por rápidas transformações culturais e tecnológicas, a Igreja se reúne para refletir sobre os caminhos da fé. Entre os dias 26 e 30 de janeiro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza o 35º curso para Bispos com o tema “a transmissão da fé em um mundo em transformação”. “Eu creio que é um belo assunto. Temos especialistas nacionais e internacionais, além do convívio entre os bispos, que não tem nenhuma preocupação de chegarem a uma conclusão, mas levar no seu coração aquilo que discutirem, conversarem, perguntarem”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.
O encontro reúne bispos de diversas regiões do Brasil para momentos de formação, reflexão pastoral, celebrações litúrgicas e convivência fraterna. “E a igreja precisa cada vez mais se profissionalizar, se especializar para que comunique diretamente, como os tempos de hoje nos pedem”, refletiu o bispo de Lorena(SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.
A proposta do curso é oferecer uma formação que ajude os bispos a dialogar com a sociedade atual, sem perder a essência da mensagem cristã, buscando novas formas de anunciar o Evangelho em meio às transformações culturais e tecnológicas.
As conferências abordam temas como a vivência da fé em tempos de incerteza, o anúncio do evangelho no contexto científico e tecnológico, além de questões éticas e sociais que impactam diretamente a ação pastoral da Igreja.
“Devemos olhar muito para Jesus, Jesus, o grande comunicador do Pai, que nos enviou em missão para testemunhá-Lo e comunicar a sua mensagem salvadora para todas as pessoas”, concluiu ele.
A iniciativa reafirma o compromisso de uma Igreja atenta aos sinais dos tempos, que une tradição e inovação para seguir transmitindo a fé com fidelidade, discernimento e criatividade missionária no mundo contemporâneo.




