Meio ambiente

Laudato Si: Igreja em Bangladesh lança campanha para plantio de árvores

Além da campanha de plantio de árvores, os bispos de Bangladesh celebram também cinco décadas de independência do país

Da redação, com Vatican News

Os bispos de Bangladesh lançaram uma campanha para o plantio de 400 mil árvores ao longo do país durante este ano de aniversário da encíclica Laudato Si — sobre o cuidado com a Casa Comum, publicada há cinco anos pelo Papa Francisco.

Os bispos liderados pelo Cardeal Patrick D’Rozario, arcebispo de Dhaka, deram início à campanha de plantação de árvores nas instalações do centro da Conferência Episcopal Católica de Bangladesh (CBCB), na capital Daca na sexta-feira, 14. Seguindo os protocolos de saúde por conta da pandemia de coronavírus, apenas um número limitado de representantes do clero, religiosos e leigos compareceu à cerimônia.

Os bispos, que plantaram três árvores frutíferas, convocaram os católicos nas oito dioceses do país e em suas paróquias a seguir o mesmo exemplo durante o período 2020-2021.

Ano do aniversário de “Laudato Si” e além

Foi em 24 de março de 2015 que foi assinada a encíclica. O quinto aniversário do documento foi marcado com a semana Laudato Si, realizada de 17 a 24 de maio deste ano, que deu início ao ano especial de aniversário da encíclica, de 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021.

O Dicastério do Vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, que está organizando e promovendo as celebrações, disse que o fim do ano do aniversário Laudato Si terá um período de 7 anos de projetos, atividades e iniciativas levadas a cabo em comunidades e instituições católicas em todo o mundo que vão espalhar o espírito da encíclica.

Balanço ecológico

Na cerimônia inaugural, o cardeal D’Rozario, presidente da CBCB, disse que as árvores desempenham um papel vital na manutenção do equilíbrio ecológico. No entanto, com o crescimento populacional e as muitas necessidades da população, as florestas e coberturas verdes estão gradualmente se esgotando. Como resultado, vários desastres naturais estão afetando o mundo. Em tal situação, disse o arcebispo de Dhaka, a comunidade precisa estar ciente e enfatizar a manutenção do equilíbrio natural.

O cardeal espera que, unindo-se à comunidade mundial e ao país, a Igreja Católica de Bangladesh seja capaz de contribuir pelo menos um pouco para o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do país com o plantio de árvores.

Comemorando a independência de Bangladesh

Com a campanha de plantação de árvores, os bispos de Bangladesh também pretendem comemorar os 50 anos da independência do país no próximo ano, bem como o centenário de nascimento neste ano do fundador da nação, Sheikh Mujibur Rahman.

Bangladesh, que alcançou a liberdade do Paquistão em 26 de março de 1971, fará uma celebração de um ano, de 26 de março de 2021 a 26 de março de 2022. A nação, que celebrou o centenário de nascimento de Mujibur Rahman em 17 de março de 2020, também lançou um ano de comemorações do centenário, que terminará em 17 de março de 2021.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo