Material foi lançado pela Comissão Vida e Família da CNBB e pretende orientar atuação da Pastoral Familiar junto aos casais em nova união
Da redação, com Portal Vida e Família
A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta semana, o material “Bom Pastor: Itinerário para Encontro de Casais em Nova União”.
O objetivo do material é ser uma referência para as ações pastorais voltadas à acolhida dos casais que vivem nessa situação e que buscam fidelidade a Cristo.
O itinerário orienta a atuação do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar na condução do Encontro Bom Pastor, em consonância com o capítulo oito da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. O intuito maior “é o de levar a reflexão sobre a situação em que se encontram os casais em nova união, acolhê-los, fazer discernimento e integrá-los na vida da Igreja”.
Acolher e discernir
O assessor da Comissão Vida e Família, padre Crispim Guimarães, ressalta a importância do acolhimento e do discernimento. “Nesse processo de assimilação da Amoris Laetitia, percebemos que nenhuma etapa da vida da família pode ficar sem ter algo a ser feito, aprofundado”. “A Igreja quer se aproximar das pessoas para mostrar que Jesus é misericordioso”, completa.
Para o assessor que contribuiu para a elaboração do Itinerário, Padre Fernando Francisco, a beleza desse material é ter sido construído por muitas pessoas que se doaram para realizar esse trabalho. “Ele é um guia, orienta o trabalho, que já é um sucesso. Foi importante mapear o encontro como ocorre em todo o país. Ele é feito a partir de experiências concretas, não foi construído em escritórios, mas com a vida”, disse.
O assessor reforça que a iniciativa só vem para fortalecer e acolher essas pessoas que querem encontrar o seu lugar na Igreja.
“O itinerário é um encontro espiritual com Cristo. Há documentos que nos baseiam, mas se você não tiver um encontro pessoal com Cristo, não entenderá o que é ser esta ovelha nos ombro do Bom Pastor. Não estamos lá para falar sobre a Eucaristia, sobre o processo de nulidade, mas para falar que somos filhos amados de Deus. E a graça de Deus supera tudo”, explica padre Fernando.
Importância do Itinerário
Os coordenadores do Setor de Casos Especiais durante a preparação do material, Afrânio e Flávia Soares, apontam que o Itinerário era uma necessidade que se apresentava há muito tempo.
“Precisamos de algo estruturado para orientar as equipes que vão realizar o acompanhamento nas comunidades, paróquias e dioceses”, disse Afrânio. “Ao centrar todo o encontro na Palavra, na acolhida, no sim da Igreja, houve uma preocupação principal na acolhida destas famílias fragilizadas”, frisa Flávia.
O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, ressalta a importância da Igreja propor a iniciativa para estas famílias.
“Como o Bom Pastor, devemos ser essa igreja que acolhe e que transmite essa pastoralidade a todos aqueles a quem chegarmos”, comenta Alisson. “Essa ação vem cuidar com muito carinho dessa realidade pastoral”, reforça Solange.
Sobre o material
O livreto é oferecido em formato físico e com matérias de apoio no digital. Com a compra do livro, aqueles que farão o acompanhamento terão acesso ao complemento do conteúdo disponibilizado pela Comissão Vida e Família, com vídeos e textos adicionais.
O material está dividido em cinco partes: objetivos do itinerário; método e orientações gerais para o encontro; sugestão de cronogramas; síntese das atividades, palestras, dinâmicas e círculos; e equipes que irão promover os encontros.
Para adquirir o itinerário “Bom Pastor: Itinerário para Encontro de Casais em Nova União” é preciso entrar em contato com a Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar.