Neste domingo

Jubileu de 150 anos do nascimento de São João Calábria será concluído

Santo da Divina Providência foi celebrado durante um ano pela Igreja; conclusão das celebrações acontece neste domingo, 8

Da redação, com Vatican News

São João Calábria /Foto: Divulgação Rede Calábria

Neste domingo, 8, será encerrado o Ano Jubilar dos 150 anos do nascimento de São João Calábria, fundador das Congregações dos Pobres Servos da Divina Providência. Neste tempo, muitos países uniram-se em festividade e reflexão sobre a vida e legado desse notável santo.

São João Calábria nasceu em Verona, Itália, em 8 de outubro de 1873, e dedicou sua vida à fé e ao serviço aos mais necessitados. Sua devoção à Divina Providência o impulsionou a fundar as Congregações dos Pobres Servos, uma congregação religiosa que busca atender e amparar os desfavorecidos, promovendo o amor e a compaixão em todos os lugares.

Os Pobres Servos da Divina Providência, inspirados pelo exemplo de seu fundador, continuam sua obra até os dias de hoje, estendendo a mão aos necessitados e difundindo os princípios de amor, cuidado e ajuda mútua. A celebração do 150º aniversário do nascimento de São João Calábria é uma oportunidade para reafirmar o compromisso desses pobres servos de Deus e para renovar a promessa de auxílio àqueles que mais precisam.

Durante este ano jubilar, diversas atividades foram organizadas em honra a São João Calábria. Missas especiais, eventos comunitários e momentos de oração estão marcando esse período de comemoração, unindo fiéis e devotos em homenagem a esse grande santo da Igreja Católica.  O padre Pobre Servo da Divina Providência, Valdecir Tressoldi ajuda a conhecer um pouco mais da vida e missão de São Calabria e das festividades deste ano jubilar.

Quem foi São João Calábria?

O sacerdote reforçou que é possível contemplar três aspectos importantes que delineiam a vida do santo. O primeiro aspecto é a humanidade. Filho de Luiz Calábria, um sapateiro, e Ângela Foschio, empregada doméstica e mulher de grande fé, desde seu nascimento, a pobreza acompanhou sua família. Com a morte do pai, João Calábria teve que interromper seus estudos na quarta série primária e trabalhar como garçom para contribuir com o sustento da família. Entretanto, esse menino carregava dentro de si um grande desejo: tornar-se sacerdote.

“A fé de sua mãe e a ajuda de benfeitores contribuíram para realizar sua vocação, e assim o jovem, órfão de pai, cresceu tornando-se padre, tornando-se uma figura paterna para tantos meninos órfãos de sua cidade. João Calábria foi moldado pela fé prática e pela pobreza. Foi nessa escola que ele aprendeu a ser um sacerdote cheio de fé em Deus Pai e com grande compaixão pelos pobres, doentes e abandonados”.

O segundo aspecto da vida do santo, apontada por padre Tressoldi, é a profecia. “João Calábria foi um profeta do evangelho e da paternidade de Deus, convidando a igreja de seu tempo a retornar às raízes do Evangelho, voltar a Jesus Cristo e ao estilo de vida dos primeiros cristãos e das primeiras comunidades. Seu grito profético clamava por um mundo mais cuidadoso, paternal e providente, um mundo onde Deus Pai cuida com ternura maternal e providência de cada um de nós. Ele apontava para a necessidade de renovar a igreja e a vida cristã para sermos sinais do amor de Deus no mundo e transformar a história”.

O terceiro aspecto é a santidade, comentou o presbítero. Padre Calábria é conhecido como o “santo da Divina Providência”, confiante e filialmente abandonado nas mãos de Deus Pai. “Ele é também o santo da caridade, que abraça a vida machucada e ferida que encontramos ao longo de nosso caminho. Uma caridade repleta de compaixão e amor. Seu lema era ‘Santo ou morto’, refletindo o desejo de uma vida santa como o fôlego de sua existência, vivendo a santidade como uma vivência radical do próprio batismo e da vida cristã, uma santidade que nos conduz à verdadeira plenitude de vida”.

O grande legado de São João Calábria

João Calábria continua sendo um farol de luz e santidade para a Igreja e o mundo de hoje, indica padre Tressoldi. Seu grito profético e sua vida de santidade representam um anúncio luminoso e provocativo para os tempos atuais. Ao destacar elementos que formam esse anúncio, o sacerdote indicou que o santo instiga os fiéis a retornarem ao Evangelho, a serem Evangelhos vivos. “Devemos redescobrir o rosto paterno de Deus que ilumina e abraça nossas vidas com a ternura materna de sua Providência ao retornarmos ao Evangelho”, frisou.

O presbítero ressaltou que João Calábria convida a renovar a relação com Jesus, o narrador da paternidade de Deus e o filho amado que deu sua vida pela salvação dos homens. Essa renovação, prosseguiu, é essencial para que todos trilhem um caminho de santidade autêntico e significativo, seguindo os ensinamentos do Evangelho.

Leia também
.: Cultura da providência é antídoto para a cultura da indiferença, diz Papa

“O terceiro elemento crucial é nossa missão de cuidar dos frágeis e abandonados ao longo do caminho. Vivenciar a caridade concreta é uma forma de anunciar ao mundo que Deus é pai e se preocupa com cada um de seus filhos e filhas. Devemos ser homens e mulheres apaixonados por Deus pai e pelas coisas do pai, especialmente os mais pobres e abandonados, assumindo a missão de anunciar essa realidade”, comentou.

Padre João Calábria fundou duas congregações, os Pobres Servos e as Pobres Servas da Divina Providência, e, após sua morte, na América Latina, surgiu a Congregação das Missionárias dos Pobres. Além dessas congregações, há muitos leigos e leigas, irmãos e irmãs externos, alunos e diversos grupos que juntos formam a Família Calabriana, presente em 13 países nos cinco continentes. Padre Tressoldisse afirmou que esse legado continua a inspirar e guiar a Igreja e o mundo contemporâneo na busca pela vivência autêntica do Evangelho e pela caridade em ação.

Preparação para o jubileu

Para celebrar os 150 anos do nascimento de São João Calábria, a Família Calabriana vive, desde 8 de outubro de 2022, um Ano Jubilar, com uma grande celebração eucarística em Verona.

Durante este jubileu, diversas iniciativas foram realizadas nos países onde a Família Calabriana está presente, incluindo iniciativas de caráter internacional. Uma iniciativa destacada é a exposição itinerante “Terra e Sangue”, que percorreu todos os territórios em que a obra de Calábria está presente. Esta exposição foi uma coleção de relíquias que falavam da beleza do chamado.

“Receber esta visita significou encontrar a figura histórica de São João Calábria e nos questionarmos sobre a radicalidade de sua espiritualidade. Estamos dispostos a deixar-nos iluminar pela luz do Evangelho, o único que pode fazer de nós, mais uma vez e sempre mais, farol de santidade. As relíquias, recebidas como um tesouro inestimável, passaram de mão em mão até completarem a volta ao mundo”, contou padre Tressoldi.

Nesta semana, as relíquias retornaram a Verona, de onde partiram em agosto. Os números revelam quão intensa foi a experiência proporcionada pela exposição itinerante “Terra e Sangue”: foram 173 etapas em cinco continentes, 123 Celebrações Eucarísticas, 117 encontros de oração, 70 encontros de formação e 96 exposições visitadas por milhares de pessoas. Foram percorridos 130.895 km, equivalente a mais de três vezes a volta ao mundo.

Programação da festa

A última semana do ano jubilar está repleta de eventos programados, principalmente na cidade de Verona, terra de São João Calábria. Mesa redonda, compartilhamento dos serviços prestados às pessoas necessitadas, espetáculos de música, celebrações e visitas aos Calabrinianos da cidade são algumas das iniciativas propostas.

Neste domingo, 8, com a presença do bispo da diocese de Verona, Monsenhor Domenico, será concluído o Ano Jubilar e os festejos pelos 150 anos do nascimento de São João Calábria. Neste mesmo dia, na igreja da Casa Mãe da Obra Calabriana, será celebrado o Santuário Diocesano de São João Calábria. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo