1º de fevereiro

Jornada de Oração e Missão pela Paz será dedicada ao Cazaquistão

Cazaquistão apareceu no noticiário recentemente com manifestações repreendidas com violência; essa é a segunda Jornada de Oração e Missão em 2022

Da Redação, com CNBB

Foto: Divulgação-CNBB

A segunda edição da Jornada de Oração e Missão pela Paz em 2022 será no dia 1º de fevereiro, dedicada ao Cazaquistão. O país da Ásia Central e antiga república soviética ganhou os noticiários recentemente com manifestações populares repreendidas com violência pelo governo nacional.

A principal cidade do país, Almaty, localizada ao sul, foi tomada por manifestações contra o aumento dos preços da energia e do combustível. Tais manifestações geraram graves tumultos e forte repressão armada.

Diante dessa realidade, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN) pedem oração em solidariedade ao Cazaquistão. A intenção é o fim dos protestos e dos conflitos sociais através do sincero diálogo entre as partes.

Sobre a iniciativa de oração

A Jornada de Oração e Missão faz parte de uma série que coloca o valor da oração como “agir missionário”. A proposta é que cada cristão católico dedique um tempo do dia para rezar por determinado país.
De acordo com a Comissão para Ação Missionária da CNBB, as jornadas são um convite para contribuir, especialmente, com a oração. Esta é uma das formas mais significativas de colaborar com o trabalho missionário.

Informações sobre o Cazaquistão

Distante geográfica e culturalmente, o Cazaquistão é composto por uma população de vinte milhões de habitantes e de diferentes etnias e religiões. A maioria é formada por cazaques, uzbeques, tártaros e uigures, de origem mongol e que professam a religião muçulmana sunita. Há também uma porcentagem predominante de russos, ucranianos, bálticos e germano-russos, principalmente cristãos ortodoxos ou cristãos protestantes. Além disso, uma pequena presença católica, de cerca de 150.000 fiéis, quase todos pertencentes a famílias de origem europeia. Assista abaixo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo