Inscrições abertas

Bispo convoca catequistas para participar da Romaria Nacional

Segundo lote de inscrições para a Romaria Nacional de Catequistas em Aparecida (SP) vai até o dia 31 de março

Da Redação, com CNBB

Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Antônio Brustolin, em mensagem de vídeo / Foto: Reprodução CNBB no YoUTube

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Romaria Nacional de Catequistas em 2024, de 30 de agosto a 1º de setembro, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). As primeiras inscrições já foram liberadas até o final do mês de março.

O Diretório para a Catequese, publicado em 2020 pelo Dicastério para a Evangelização, ao tratar sobre a competência dos secretariados de Catequese nas Conferências Episcopais, esclarece que seu papel pode implicar “a definição de linhas diretrizes e orientações catequéticas, instrumentos de caráter reflexivo e orientativo, que são de grande inspiração para a catequese das Igrejas locais e constituem também um ponto de referência para a formação dos catequistas” (DC 413).

A Romaria será um momento formativo e celebrativo, com o objetivo principal de alinhamento da Catequese no Brasil à proposta de uma Catequese a serviço da IVC, com inspiração catecumenal.

O presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Antônio Brustolin, lembrou os desafios que têm sido enfrentados, dentre os quais a multiplicidade de propostas quanto aos métodos, aos conteúdos e aos responsáveis pela Catequese nas dioceses. 

“Vivemos tempos de sinodalidade, em que nossas especificidades locais devem ser sempre valorizadas, mas não podemos arriscar permitir uma fragmentação que ameaça os processos de Iniciação à Vida Cristã e a transmissão da fé em nosso país”, afirmou.

Mais de 1600 catequistas já foram inscritos. A Comissão convoca os catequistas de todo o Brasil a participarem da Romaria de Catequistas, um serviço histórico à Catequese no Brasil.

Dom Leomar convoca os catequistas

Inscrições

Os interessados podem realizar a inscrição na Romaria clicando aqui. O segundo lote, com o valor de R$ 350,00 por pessoa, vai até o dia 31 de março. Já o terceiro lote de inscrições, com o valor de R$450,00, terá início no dia 01/04. As inscrições são individuais e dão direito à participação no evento, mas não cobrem despesas com viagem, alimentação e hospedagem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo