Red Week

Iniciativa da ACN recorda cristãos perseguidos e mortos

“Red Week” foi iniciada na sexta-feira, 17, e será concluída no domingo, 26; Brasil participou da iniciativa e iluminou o Cristo Redentor com a cor vermelha

Da redação, com Vatican Media

Foto: Myriam Zilles via Unsplash

O Coliseu, o Palazzo Madama, o Palazzo Montecitorio, o Palazzo Chigi, a Farnesina e várias paróquias de diversas regiões da Itália serão iluminadas de vermelho nesta quarta-feira, 22, por ocasião da Red Week (“Semana Vermelha”) promovida pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja em Necessidade (ACN, sigla em inglês).

A iniciativa, que este ano decorre de 17 a 26 de novembro em vários países, tem como objetivo sensibilizar a comunidade internacional para as perseguições e o sangue derramado por crentes pertencentes a diferentes religiões, a começar pelo cristianismo. Na Itália, também serão iluminadas de vermelho as embaixadas junto à Santa Sé de Burkina Faso, Camarões, França, Itália, Macedônia do Norte, Eslovênia, Espanha e Hungria.

Quase 4,9 bilhões de pessoas vivem em países onde o direito à liberdade religiosa é severamente restringido. Trezentos e sete milhões de cristãos se encontram em terras onde o fenômeno da perseguição está presente. Portanto, não é possível subestimar um problema tão generalizado e dramático.

Iniciativas na Europa

Na Áustria, o Parlamento, vários prédios públicos e mais de 100 paróquias confirmaram a participação na iniciativa. Os momentos de maior destaque incluirão um flash mob na Stephansplatz de Viena e um encontro com o presidente do Parlamento Austríaco. Eventos semelhantes estão programados para a vizinha Eslováquia, onde os castelos de Nitra e Bratislava, juntamente com outros monumentos e igrejas importantes, como a Catedral de Santa Isabel de Kosice, serão iluminados de vermelho. Cerca de 100 igrejas, incluindo as Catedrais de Passau, Regensburg, Freiburg, Dresden e Paderborn, também serão iluminadas na Alemanha.

Lei também
.: AIS alerta: cristianismo pode chegar ao fim em países do Oriente Médio

100 mil dezenas do Rosário pela África

Nos últimos anos, a Red Week também foi recebida com entusiasmo na Holanda. De fato, cento e cinquenta paróquias católicas e protestantes sediam uma ampla gama de atividades e conferências. No Reino Unido, será dada visibilidade à difícil situação na África, com a apresentação de um relatório sobre a liberdade religiosa naquele continente. Entre as diversas iniciativas, destacam-se a oração de 100 mil dezenas do Rosário pela África e a iniciativa solidária “Desafio de 100 mil libras para África”, para angariar fundos para vítimas de perseguição religiosa.

Na França as Catedrais de Chartres, Bayonne, Reims, Angers, Caen, Bourges e Versalhes serão iluminadas em vermelho, enquanto em Paris haverá momentos de oração e informação, incluindo vigílias nas Basílicas de Montmartre e da Santíssima Trindade.

Austrália e Canadá

Na Austrália, cerca de vinte catedrais serão iluminadas em vermelho: a Catedral de São Patrício, em Melbourne, sediará a segunda edição anual da “Noite das Testemunhas”, na presença do Patriarca de Antioquia dos Greco-Melquitas Youssef Absi, que falará sobre a situação dos cristãos na Síria e em todo o Médio Oriente.

O Canadá também sediará eventos em vários locais, incluindo o Oratório de São José de Montreal, o maior santuário dedicado a este santo no mundo, e a Catedral de Maria Rainha do Mundo. A vigília em Toronto será realizada na Catedral de São Miguel.

América Latina

Por fim, a Rewd Week também contou e contará com iniciativas em diversos países da América Latina, como Brasil, México e Colômbia. No Brasil, o Cristo Redentor foi iluminado com a cor vermelha na última sexta-feira, 17. Na Colômbia, o Santuário de Las Lajas será iluminado em vermelho. Vários eventos também serão realizados em Cali e Bogotá.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo