Iniciativa

Em comunhão com a JMJ, ACN promove eventos na Síria e no Líbano

Iniciativa vai oferecer aos jovens sírios e libaneses uma experiência de comunhão com a Igreja; por dificuldades econômicas e logísticas, a maioria não poderá participar da JMJ 

Da redação, com Vatican News

Foto: JMJ Lisboa 2023

Com a aproximação do mês de agosto, centenas de milhares de jovens peregrinos estão nos últimos preparativos para ir a Lisboa de 1 a 6 de agosto para a nova Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com o Papa Francisco. Por outro lado, muitos outros jovens de todo o mundo não poderão participar do grande evento por dificuldades práticas ou econômicas.

Com o objetivo de garantir que eles possam compartilhar pelo menos parte da experiência da JMJ, a fundação pontifícia internacional Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) está financiando eventos locais este ano na Síria e no Líbano, que serão realizados simultaneamente à JMJ em Lisboa.

Líbano

“A maioria dos jovens libaneses não pode se deslocar a Portugal para participar na JMJ devido aos muitos problemas que o seu país atravessa”, afirma o membro do Departamento da Juventude da ‘Assembleia dos Patriarcas e Bispos Católicos no Líbano’ (APECL), Roy Jreich, em referência à inflação descontrolada e à instabilidade política que privou Beirute de um governo operativo por anos. “Acreditamos que este evento é essencial para reunir jovens de diferentes regiões, dotá-los de conhecimento espiritual e conscientizá-los de seu papel como futuros líderes desta nação”.

“Este evento simboliza otimismo, continuidade, alegria e proporciona experiências inesquecíveis que permitirão aos jovens continuar a missão da Igreja e se desenvolver de maneiras diferentes”, acrescenta Jreich.

Mais de mil jovens são esperados no encontro no Monte Líbano, que se realizará simultaneamente ao encontro do Papa Francisco com os jovens em Lisboa. O evento pretende refletir o mais próximo possível a programação tradicional de uma JMJ internacional com Via-sacra, adoração, catequese e oficinas, além de uma grande Missa conclusiva que será presidida pelo Patriarca maronita, Cardeal Bechara Boutros Rai.

“Os jovens católicos libaneses enfrentam a pobreza e o desemprego e sofre com o colapso do sistema político de seu país. Hoje, a maioria dos jovens católicos que se formam na universidade deixa o país imediatamente. Nosso objetivo com este projeto não é apenas unir os diferentes ritos católicos – maronita, melquita, siríaco, armênio, caldeu e latino -, mas também encorajar esses jovens que devem tomar decisões difíceis e que consideram seu futuro em um país que desmorona”, afirma o coordenador dos projetos da ACN no Líbano e na Síria, Xavier Bisits.

Primeiro evento em torno da JMJ na Síria

Quando os jovens libaneses começarem a se reunir no Monte Líbano, já terá começado o primeiro encontro desse tipo na Síria, reunindo cerca de mil jovens sírios cristãos. O encontro terá lugar em Saydnaya, que Xavier Bisits descreve como “um dos mais importantes locais de peregrinação cristã na Síria há mais de 1.500 anos”. Lá está o Mosteiro Saidnaya, um importante centro de peregrinação cristã dedicado a Virgem Maria.

O objetivo do projeto é reunir pelo menos 50 cristãos de cada província síria para participar em grupos espirituais, sessões de formação, entretenimento e celebrações litúrgicas. O evento será realizado entre os dias 2 e 5 de agosto.

“A maioria dos jovens sírios só pode sonhar com a possibilidade de viajar para um evento como a JMJ. Seria impossível conseguir vistos para a maioria deles, nem conseguiriam pagar a manutenção ou a passagem de avião devido ao colapso da moeda local. (…) Mesmo sendo um evento oficialmente católico, os jovens ortodoxos serão muito bem-vindos, esperamos que entre todos os participantes exista uma mistura de origens”, explica Xavier Bisits.

Apesar de não poderem estar presentes em Lisboa, os cristãos sírios e libaneses esperam assim mostrar e reforçar a sua comunhão com a Igreja universal com o Papa Francisco.

O encorajamento do Papa

Apesar de não poderem estar presentes em Lisboa, os cristãos sírios e libaneses esperam assim mostrar e reforçar a sua comunhão com a Igreja universal com o Papa Francisco. Alguns dos principais acontecimentos de Lisboa podem ser vistos através de um link de vídeo para que estes cristãos se sintam envolvidos. Além disso, o próprio Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do encontro na Síria.

“Convido os jovens da Síria a levar Jesus como Maria e a levá-lo a todos os homens para que eles, por sua vez, sejam portadores do seu amor”, afirma o Papa, acrescentando: “Também os convido a perseverar na sua fé, sua esperança e seu amor um pelo outro e por seu país, e não perder a esperança em um futuro melhor.”

O Papa Francisco também encoraja os jovens cristãos a “lembrar que Jesus está ao seu lado e que toda a Igreja está perto de vocês, rezando com vocês e por vocês e amando-os com sua esperança, coragem e solidariedade. Vocês reviverão suas igrejas, reconstruirão seu país e restaurarão a paz e a tranquilidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo