11 de outubro, no Vaticano

Imagem de Nossa Senhora de Fátima estará em vigília de oração pela paz

Pela quarta vez, imagem será levada do Santuário de Fátima para Roma; ocasião é o Jubileu da Espiritualidade Mariana, que terá a vigília

Da redação, com Santuário de Fátima

Foto: Santuário de Fátima

A Vigília de Oração pela Paz, convocada nesta quarta-feira, 24, pelo Papa Leão XIV, para ser realizada no dia 11 de outubro, irá contar com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições em Portugal.

A imagem será levada à Roma por ocasião do Jubileu da Espiritualidade Mariana. De acordo com o Santuário de Fátima, o desejo de que a imagem estivesse neste jubileu partiu do Papa Francisco e foi reafirmado pelo Papa Leão XIV.

O Santuário de Fátima informou, em comunicado, que a imagem parte da Cova da Iria no dia 10 de outubro, de modo a estar presente no programa organizado pelo Dicastério para a Evangelização (Santa Sé). “Serão dois os momentos em que o Papa Leão XIV estará junto à imagem da Virgem Maria: no sábado, dia 11, às 18h (hora local), na vigília de oração, na Praça São Pedro; e na Missa a que preside, no domingo, 12 de outubro, às 10h30, também na Praça de São Pedro”, refere a nota.

Quarta vez em Roma

Esta será a quarta vez que a imagem será levada do Santuário de Fátima para Roma. A primeira aconteceu em 25 de março de 1984, quando o Papa João Paulo II pediu que a escultura que se venera na Capelinha das Aparições fosse ao Vaticano, em pleno Ano Santo da Redenção, para que fosse renovada, em união com os bispos da Igreja, a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria. Foi após este ato de consagração que decorreu na Praça de São Pedro, que o Papa João Paulo II ofereceu a Nossa Senhora a bala que o tinha atingido no atentado de que tinha sido vítima ema 13 de maio de 1981, pessoalmente entregue ao então bispo de Leiria-Fátima, Dom Alberto Cosme do Amaral.

A segunda visita a Roma aconteceu entre 6 e 9 de outubro do Ano Santo de 2000, no âmbito do Jubileu dos Bispos. No dia 8 de outubro, diante da imagem e em união com todo o episcopado, João Paulo II fez a consagração do novo milênio a Nossa Senhora.

A terceira e última vez que a Imagem de Nossa Senhora esteve em Roma foi em 12 e 13 de outubro de 2013, a pedido do Papa Francisco, que escolheu a imagem que se venera na Capelinha das Aparições como ícone para representar a devoção mariana no mundo, no âmbito da Jornada Mariana, que teve lugar no Vaticano por esses dias. No dia 13, diante da imagem, o Papa entregou a humanidade a Nossa Senhora.

Sobre a imagem original

A Imagem original de Nossa Senhora de Fátima é uma obra do artista português José Ferreira Thedim, que a criou em 1920. Encontra-se habitualmente na Capelinha das Aparições, na Cova da Iria, local onde em 1917 a Virgem apareceu aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta.

A escultura tem 104 centímetros de altura e foi esculpida em cedro do Brasil, a partir do testemunho da Irmã Lúcia. Foi coroada solenemente em 13 de maio de 1946 e a bala que atingiu João Paulo II, no atentado que sofreu, em 1981, foi mais tarde incrustada na coroa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo