Danos no arquipélago

Igrejas no Pacífico se mobilizam em ajuda a Tonga, atingido por vulcão

Segundo estimativas do governo de Tonga, 84% da população foi atingida pelas consequências da erupção vulcânica e do tsunami

Da Redação, com Agência Fides

Vulcão submarino entrou em erupção em Tonga em 14 de janeiro / Foto: Reprodução Reuters

As Igrejas da área da Ásia-Pacífico, sobretudo as comunidades católicas na Austrália e Nova Zelândia, mobilizam-se para ajudar a população de Tonga. O arquipélago foi afetado pela erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai no último dia 15 de janeiro.

Leia também
.: Papa reza pela população de Tonga atingida por vulcão

Conforme informações levantadas pela Agência Fides, a Igreja australiana lançou uma campanha especial de arrecadação de fundos para apoiar a população. Através da Caritas, está trabalhando para restabelecer a comunicação com a ilha, a fim de determinar as necessidades mais urgentes.

“As cinzas vulcânicas e as inundações de água salgada provocadas pelas ondas do tsunami contaminaram as reservas hídricas, portanto, muitas comunidades ficarão sem agua potável. Tonga, normalmente, já tem dificuldade de abastecimento de água, pois depende de chuva e depósitos subterrâneos, então as comunidades locais podem enfrentar uma situação muito difícil”. As informações são de uma nota da Caritas Austrália.

O organismo acrescenta que, das poucas atualizações que chegaram, a devastação é significativa para as comunidades do litoral. Nestes locais, as casas foram danificadas pelas ondas do tsunami, assim como pontes e estradas.

A coordenadora da Caritas Austrália para a área do Pacífico, Damaris Pfendt, informa que, felizmente, a Caritas Tonga já tem suprimentos de emergência na capital e nas ilhas Há’apai. Assim, pode responder rapidamente às necessidades imediatas. “Todavia, é fundamental intensificar a ajuda”, ressalta. A coleta de fundos da Caritas Austrália, realizada em seu site, buscará responder a tais emergências.

84% da população afetada

Também a Caritas na Nova Zelândia lançou um programa específico de assistência, conectando-se diretamente com os expoentes da Caritas em Tonga, que estão reorganizando o trabalho de ajuda humanitária, identificando as necessidades mais prementes. Um exemplo são geradores de eletricidade para permitir realizar todas as atividades para as quais a energia é necessária.

Segundo estimativas do governo de Tonga, 84% da população foi atingida pelas consequências da erupção e do tsunami. A ilha ainda está coberta por uma espessa camada de cinzas e há temores de repercussões na saúde dos habitantes.

O arquipélago de Tonga é composto por 169 ilhas e é um dos 14 “pequenos estados insulares em desenvolvimento”(SIDS) do Pacífico. A região está entre as mais sujeitas a desastres no mundo e já enfrentou uma série de eventos naturais como ciclones, secas e erupções vulcânicas.

Tonga, Vanuatu, Ilhas Salomão e Fiji estão entre os 15 países mais em risco de desastres naturais extremos no mundo. Eles são classificados por especialistas como particularmente vulneráveis à crise climática e mudanças climáticas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo