Veja como ajudar

Igreja promove campanha de ajuda a Rio Bonito do Iguaçu após tornado

Cáritas Diocesana de Guarapuava lançou campanha solidária para arrecadar recursos via PIX; todas as igrejas da diocese são pontos de coleta de doações

Da Redação, com CNBB e Diocese de Guarapuava

Estima-se que até 90% das edificações foram parcial ou totalmente destruídas em Rio BOnito do Iguaçu / Foto: Reprodução CNBB

Após o violento tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR) e outros municípios próximos na sexta-feira, 7, a Igreja no Paraná tem se mobilizado para prestar auxílio aos afetados por esse evento climático.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e o governo estadual, o fenômeno foi classificado como de nível F3, com ventos que ultrapassaram os 250 km/h. Seis pessoas morreram e, segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, já foram realizados 835 atendimentos médicos.

Em algumas áreas, estima-se que até 90% das edificações foram parcial ou totalmente destruídas. O governo estadual decretou estado de calamidade pública e mobilizou equipes de resgate, brigadas de bombeiros e apoio logístico para atendimento emergencial à população.

Diante deste cenário, a Cáritas Diocesana de Guarapuava, em articulação com o Regional Sul 2 da CNBB, lançou uma campanha de ajuda solidária para arrecadar recursos destinados às famílias atingidas. As doações podem ser feitas via PIX, pela chave CNPJ: 48.791.935/0001-60. O destinatário é: CÁRITAS NOSSA SENHORA DE BELÉM DA DIOCESE DE GUARAPUAVA.

Também é possível contribuir com doações de itens como alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza e higiene, cobertores, roupas de cama e peças de vestuário. Todas as igrejas da Diocese de Guarapuava são pontos de coleta de doações, bem como os quartéis do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Card com informçaões sobre campanha solidária promovida pela Cáritas Diocesana de Guarapuava / Foto: Reprodução

Solidariedade

No sábado, 8, a Diocese de Guarapuava emitiu uma nota de solidariedade. Nela, manifestou profundo pesar diante da tragédia que causou destruição, perdas de vidas e feridos, bem como um cenário de grande sofrimento para muitas famílias.

“Neste momento de dor, somos chamados como Igreja a acolher aqueles que choram, a oferecer nossa fraternidade às famílias das vítimas e a estender nossas mãos aos que ficaram desamparados. Que o Senhor da Vida console os corações enlutados e dê força aos irmãos e irmãs que agora se levantam para reconstruir”, afirma a nota.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também expressou sua solidariedade. Em nota, o episcopado garantiu que se une em oração pelas vidas perdidas e pelas inúmeras famílias que tiveram suas casas destruídas, pedindo a Deus que console os enlutados e desabrigados e os fortaleça neste momento de dor e incerteza.

“Expressamos também nossa proximidade pastoral e apoio às comunidades e paróquias que estão se mobilizando em gestos concretos de caridade e solidariedade para socorrer os atingidos. Conclamamos toda a Igreja no Brasil a unir-se em comunhão orante e solidária, colaborando, na medida do possível, com as ações de apoio humanitário e de reconstrução das áreas devastadas”, exorta a nota.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo