Seminário alertou para as dificuldades enfrentadas na Índia: aumento do desemprego e da pobreza; outro foco foi a situação dos migrantes no país
Da Redação, com Vatican News
O evento organizado pela Comissão para Imigrantes da Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CCBI) aconteceu em 12 de agosto no Centro Diocesano da Comunidade. O evento reuniu 65 participantes, incluindo trabalhadores, ativistas de migração e deslocados internos.
Em um relatório da Matter India, a secretária-geral do Congresso Sindical da Índia, Amarjeet Kaur, afirmou: “A distância entre os ricos e os pobres está crescendo, e os nossos jovens estão sendo levados ao desespero”. Kaur enfatizou a necessidade de um quadro político abrangente para dar suporte a esses grupos.
O foco do evento foi a proteção da dignidade humana, o direito dos trabalhadores migrantes e soluções através do diálogo e colaboração.
O arcebispo de Delhi, Dom Anil Couto, descreveu o seminário como uma importante iniciativa para refletir sobre as questões enfrentadas pelos trabalhadores migrantes no norte da Índia. Para ele, a solidariedade e união coletiva poderão ajudar na busca por soluções sustentáveis para trabalhadores migrantes.
Missão 2033 da CCBI
O secretário executivo da comissão, padre Jaison Vadassery, apresentou a Missão 2033 da CCBI: um plano pastoral alinhado com a missão sinodal da Igreja Católica. O plano é focado em dar suporte aos migrantes e trabalhadores desamparados, reconhecendo as suas forças como parte da missão da Igreja Católica para promover justiça e direitos humanos.
O seminário foi concluído com o desenvolvimento de um plano de ação focado em várias áreas, incluindo o direito civil para a criação de políticas nacionais de proteção aos migrantes. O plano busca também encorajar a construção de pontes entre as dioceses e organizações para dar suporte aos migrantes.