O Ano Vocacional é inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”
Da Redação, com Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
O 3° Ano Vocacional será celebrado pela Igreja no Brasil, de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, com o tema: “Vocação: Graça e Missão”. O Texto-base, subsídio que ajudará a refletir e aprofundar o tema, será lançado oficialmente no dia 1° de agosto próximo.
O lançamento acontecerá na celebração de abertura do Mês Vocacional, com uma missa na capela da Sede da CNBB, em Brasília. A celebração será presidida pelo presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom João Francisco Salm, às 19h.
O Mês Vocacional de 2022 irá refletir sobre o tema: “Cristo vive! Somos suas testemunhas!”, e o lema: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18). O subsídio com roteiros celebrativos já está disponível a todos.
O Ano Vocacional
A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o tema do Ano Vocacional 2023 é: “Vocação: Graça e Missão”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.
Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.