Renovação

Conferência dos Religiosos do Brasil elegerá sua nova presidência

Com o foco na sinodalidade, religiosos do Brasil se reunirão em Brasília para repensarem novo conselho diretivo para os próximos seis anos

Da redação com CRB Nacional

25ª Assembleia Geral Eletiva (AGE) da CRB Nacional teve início dia 10 de julho e será concluída domingo, 14 / Foto: CNBB

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deu início ao processo de preparação para a sua 26ª Assembleia Geral Eletiva – que será realizada de 19 a 21 de julho, de forma presencial. A assembleia tem como tema: “Ressignificar a Vida Religiosa Consagrada em uma Igreja Sinodal” e o lema: “Permanecei em meu amor” (Jo 15,9).

A Conferência

A Conferência dos Religiosos do Brasil foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, durante o Congresso Nacional dos Religiosos. É uma organização religiosa de pleno direito canônico , tendo seu estatuto aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos, através do Decreto nº 01561/55.

Tem como finalidade e missão animar a vida consagrada e religiosa no Brasil, promovendo a comunhão entre os membros dos diversos institutos religiosos presentes no território nacional.

Além de coordenar atividades que visem a construção de alianças intercongregacionais na formação e missão, a Conferência atua em favor das Entidades Religiosas Católicas, mantendo, acompanhando, apoiando e estimulando projetos missionários e sociais, em todo o território nacional, em parceria com as Secções Regionais e entidades afins.

Promovendo a inserção em meios populares em situação de risco social, realiza seminários, palestras, cursos, encontros, congressos e fóruns, comprometendo-se na defesa dos direitos humanos e da justiça social.
A Entidade, a partir do olhar religioso, debruça-se no estímulo das manutenções de programas de proteção social para crianças, adolescentes e idosos, motivando a formação para a consciência e exercício da cidadania.

Quadro atual

A CRB Nacional, atualmente, conta com 370 congregações femininas, 132 masculinas e 23 congregações mistas, masculinas e femininas, totalizando 525 congregações, organizadas em comunidades, com 622 sedes regionais, provinciais e gerais.

A preparação da Assembleia

Desde o início do mês, estão sendo realizadas ações para a preparação e aprofundamento da temática abordada. Durante este período, serão trabalhados, mensalmente, os três eixos centrais do tema: centralidade de Jesus Cristo, missionariedade e sinodalidade. Serão disponibilizados subsídios, lives e análises de conjuntura.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo