Assembleia Plenária

Igreja faz balanço do que já foi feito para garantir segurança dos menores

Balanço foi apresentado pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores; calendário de compromissos foi divulgado

Da redação, com Vatican News

Foto: Myriams Fotos por Pixabay

Igreja faz balanço do que já foi feito para garantir segurança dos menores. As atividades já realizadas foram apresentadas durante a 15ª Assembleia Plenária.

O evento foi realizado em Roma, na modalidade on-line, de 19 a 22 de abril. O balanço foi realizado pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores – órgão internacional criado pelo Papa Francisco.

Leia também
.: “Igreja precisa ser purificada”, diz cardeal sobre proteção de menores

A Comissão nasceu do desejo do Papa de promover a responsabilidade das Igrejas particulares na proteção de todos os menores e adultos vulneráveis. De acordo com o órgão internacional, o ano foi rico de compromissos.

Atividades dos primeiros meses de 2021

Durante a assembleia falou-se do trabalho realizado a partir das atividades formativas até as publicações e aos grandes eventos promovidos mundialmente.

Em particular, foi feita referência às Atas do Seminário de 2019. Elas foram traduzidas em italiano, inglês, espanhol e em breve disponíveis também em polonês.

Leia mais
.: Encontro na Fazenda Esperança discute tutela de menores na Igreja
.: “Teologia da criança” foi tema de encontro on-line promovido pelo Vaticano

Esses documentos tornaram-se uma disciplina de estudo em um dos cursos promovidos pelo “Centro de Protección de Menores” no México.

Os mesmos Atos foram propostos aos Superiores de Congregações Religiosas. O movimentado calendário dos primeiros quatro meses de 2021 também foi marcado pelos três dias intitulados “Curando nossas próprias feridas”.

O evento foi promovido em colaboração com os bispos brasileiros, juntamente com a task force “Núcleo Lux Mundi”.

Enfim, de 8 a 10 de abril, o Simpósio “Faith and Flourishing: Strategies for Preventing and Healing Childhood Sexual Abuse,” (Fé e Fartura: Estratégias para Prevenir e Curar o Abuso Sexual na Infância), com a Universidade de Harvard e a Universidade Católica da América.

Em setembro com as Igrejas da Europa Oriental

A Comissão também examinou os próximos compromissos do grupo de trabalho. Começando com o Fórum Acadêmico planejado para junho sobre “Enculturation of Outreach and Healing”.

O evento será dedicado às vítimas de abuso e suas famílias. Três sessões de trabalho durante as quais será dado amplo espaço para ouvir as experiências amadurecidas em diversos contextos.

Em setembro, será a vez de Varsóvia onde, com os bispos poloneses e todos os representantes das Igrejas da Europa Central e Oriental, falar-se-á sobre prevenção e formação.

Relacionamento construtivo com os Dicastérios

A Plenária também foi uma oportunidade para recordar o diálogo constante e construtivo com os vários ministérios e para confirmar o compromisso iniciado desde o começo da pandemia para conter o flagelo da exploração infantil também na web.

Deve-se destacar que, em fevereiro, a Comissão lançou seu novo website em inglês, www.tutelaminorum.org, e a plataforma @TutelaMinorum, que registrou numerosos acessos.

As versões em espanhol e italiano são esperadas no final da primavera europeia.

Novo membro

Nesta ocasião, um novo membro, Juan Carlos Cruz, foi acolhido. Ele participou dos trabalhos pela primeira vez desde sua nomeação pelo Papa Francisco em 24 de março.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo