Novidade

Igreja das Dores, em Porto Alegre, recebe título de Basílica Menor

Esta é a primeira vez que a diocese gaúcha recebe uma Basílica Menor; Igreja das Dores fica no centro da capital

Da Redação, com Vatican News e Igreja das Dores

A Igreja das Dores é a Igreja mais antiga de Porto Alegre / Foto: Facebook Igreja Nossa Senhora das Dores

 

A Igreja Nossa Senhora das Dores, no centro de Porto Alegre (RS), recebeu do Papa Francisco o título de Basílica Menor. Esta é a primeira vez que, no território da diocese, uma igreja recebe tal título. A pedra fundamental da igreja foi lançada em 1807.

Ao longo dos 220 anos de história, a Igreja das Dores tornou-se um símbolo de fé e cultura da cidade de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul. “Adorada e conhecida por muitos que a procuravam e continuam procurando, seja para celebrações e festas populares, seja para visitas – devido a sua imponência arquitetônica e artística – a igreja está inteiramente ligada à história da cidade, tornando-se um verdadeiro patrimônio histórico, cultural, religioso. Herança artística e cultural em nossa sociedade porto alegrense e gaúcha”. Quem afirma é o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

O arcebispo destaca alguns elementos que constituem o entorno e a própria igreja que a caracterizam. Os sinos provenientes da Alemanha, no início de 1900; as escadarias que fazem parte do próprio contexto arquitetônico da igreja e a fachada do templo são algumas das características marcantes da arquitetura.

O pároco da Igreja das Dores, padre Lucas Matheus Mendes, em vídeo publicado em uma rede social, comemorou o recebimento do título. Ele enfatizou que este foi um grande presente e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. “A partir da concessão desse título, nossa paróquia passa a ter uma importância a nível arquidiocesano, sobretudo para a liturgia. Nossa paróquia deverá ser um modelo de liturgia para a nossa arquidiocese”.

O sacerdote enfatizou também a importância do apostolado na igreja. “Ser Basílica é tornar-se uma igreja cada vez mais acolhedora, é sermos de fato uma casa de oração, uma casa de encontro com Deus”.

Padre Lucas agradeceu ao arcebispo, Dom Jaime, que desde o primeiro momento acolheu o pedido para que a igreja fosse elevada a Basílica. Também agradeceu aos padres, que acompanharam esse caminho, e ao Santo Padre, que concedeu o título. “Vamos propagar essa alegria, divulgar esta grande notícia de que a partir de agora nós somos Basílica de Nossa Senhora das Dores”.

O título de Basílica Menor

Segundo o documento Domus Ecclesiae (Casa da Igreja) da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, as basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese. Por isso, possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo