AMBIENTE VIRTUAL

Igreja cria projeto para proteção de menores em ambiente virtual

Trata-se de um colaboração entre diversos braços da Igreja, a fim de coibir a exploração sexual na internet

Da redação, com Vatican News

A União Internacional de Superiores Gerais (UISG), em colaboração com a Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores (PCPM), o Centro de Proteção à Criança (PCC) da Pontifícia Universidade Gregoriana e a linha direta Telefono Azzurro na Itália criou um projeto que consiste em uma série de informações on-line com intuito de apresentar trabalhos direcionados à proteção dos menores em ambiente virtual.

O padre Hans Zollner ministrou uma palestra nesta quinta-feira, 18, intitulada “Proteção on-line em tempos de isolamento social”. O padre Zollner é presidente do Centro de Proteção à Criança (PCC) e membro da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores (PCPM).

Segundo o religioso, a internet melhorou muito nossas vidas. No entanto, trouxe também questões sobre “aspectos físicos, sexuais, psicológicos, educacionais, relacionais e espirituais de nossas vidas”, disse ele. Perguntas como a Internet afeta nossos relacionamentos e os possíveis riscos geralmente permanecem no nível inconsciente.

O padre Zollner explicou que aqueles que procuram abusar de crianças e pessoas vulneráveis usam a internet por ser um meio fácil para “produzir, acessar e compartilhar materiais de abuso sexual; encontrar criminosos com a mesma opinião e reduzir o risco de serem descobertos”. Os abusos envolvendo meninas representam 90% da exploração sexual de menores. Os infratores até têm como alvo crianças menores de 2 anos, disse o padre Zollner. As crianças de 11 a 13 anos são as vítimas mais frequentes, seguidas por crianças de 7 a 10 anos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo