DEVOÇÃO

Igreja celebra dia de Santa Margarida Maria Alacoque

Neste dia 16 de outubro, a Igreja celebra o Dia de Santa Margarida Maria, que foi uma das principais responsáveis por propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Reportagem de Aline Imercio e Gilberto Pereira

Margarida nasceu na França em 1647 e sempre foi uma criança de muita fé. Com apenas 5 anos de idade, se consagrou a Deus e aos 24 entrou para a Ordem da Visitação. “Quando ela entra pro convento, estamos falando do final do século X7, aí ela começa a ter uma experiência mística mais profunda”, contou o pároco da Igreja Santa Margarida Maria Alacoque, padre Marcelo Delcin. 

Em suas experiências místicas, Margarida teve primeiramente visões com Nossa Senhora. “Ela atribui muito a Nossa Senhora a recuperação de um período de paralisia que ela teve”, lembrou ele.

Além de Nossa Senhora, Margarida também tinha visões com Jesus. Em muitas delas, ele pedia a devoção ao Seu Sagrado Coração. Inclusive, a imagem que conhecemos hoje foi inspirada na descrição feita pela religiosa. 

“Essa foi a primeira visão de Margarida. Jesus dizia que a humanidade estava esquecendo Dele. E o grande apelo era fazer a reverência a esse coração de Jesus para nos lembrarmos do seu amor por nós, atingir o mundo inteiro, da devoção do Sagrado Coração de Jesus que a gente tem hoje”, completou o padre. 

Santa Margarida foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV e é conhecida como padroeira dos órfãos de Pai, daqueles que têm poliomielite e dos devotos do Sagrado Coração de Jesus.

Denise, que desde pequena frequenta a paróquia dedicada à santa, na capital paulista, se inspira em sua história. “Tão nova, tão dedicada às coisas de Deus e ter essa manifestação tão bonita, do próprio coração de Jesus, do amor que ele tem pela humanidade, por todo o sacrifício que ele teve. Então, é isso que a gente mais se encanta”, expressou a médica, Denise Camey Fukushima.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo