Memória

Igreja celebra memória de Santa Clara, padroeira da televisão

De família nobre, Santa Clara destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos

Nathalia Cassiano
Da Redação

Foto: Simone Martini

A igreja celebra neste 11 de agosto a memória de uma inteligente e bela jovem que ficou conhecida como ‘dama pobre’: Santa Clara. Desde nova, Clara se destacou por sua caridade e sua atenção aos pobres e desfavorecidos.

Além de toda a radicalidade vivida pelo seguimento a Jesus, Clara foi considerada padroeira da televisão. Segundo o gerente geral da TV Canção Nova, padre Adriano Zandoná, a jovem santa recebeu este título quase no final de sua vida quando impossibilitada de participar da santa missa na solenidade de Natal, já deitada em sua cama, convalescente, pediu a graça de poder comungar e participar da missa. 

“Neste mesmo dia, Deus lhe deu a graça de assistir de maneira íntegra toda a transmissão da celebração e de fato receber a bênção daquele momento. No ano de 1958 recebeu o título de padroeira da televisão pelo Papa Pio XII”, contou. 

Na sede da TV Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), existe uma capela dedicada a ela, onde a santa se manifesta de maneira silenciosa. O sacerdote relata que toda semana sente a presença de Clara, principalmente no momento das missas celebradas nesta capela para missionários e colaboradores.

A Canção Nova tem usado da intercessão de Clara para todas as atividades da TV. O padre afirma que em tudo pede sua intercessão para que ajudem a andar na verdade, na vontade de Deus. “Santa Clara nos ajuda a comunicar a palavra de Deus, andar nos trilhos da verdade, viver a doutrina com inteireza”. 

Projeto Clara de Assis 

O projeto Clara de Assis foi uma convocação do Monsenhor Jonas Abib, em 1989, anunciando o início das transmissões da TV Canção Nova e a missão da televisão. “Teremos uma programação toda ela educativa, saudável e cristã. Que entrará no seu lar como uma benção, não como uma desgraça; para educar e não para deseducar; para cristianizar, não para paganizar; para reconstruir a família e não para destruir a família. É uma aventura, eu convido você entrar conosco neste projeto Clara de Assis”.

Monsenhor Jonas Abib lançou este projeto pedindo a intercessão da santa para dar início à arrecadação de doações para a TV Canção Nova, que entraria  no ar poucos meses depois.  Ele consagrou a TV a Santa Clara, falou de sua história e de seu papel, sobre a intercessão da linda jovem, relatou padre Zandoná.

História de Santa Clara

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193. Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Seu pai chamava-se Favorino de Offreduccio e sua mãe, Ortolana da Fiume. O casal possuía mais quatro filhos. 

Seu nome veio de uma inspiração dada à sua fervorosa mãe, a qual foi revelado que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, exercitava com frequência a piedade cristã, distribuindo esmolas e atendendo com disponibilidade as pessoas necessitadas que a procuravam. 

Fazia tudo espontaneamente, com muito amor, carinho, respeito, como demonstração de seu sincero amor a Deus. Quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Foi quando encontrou Francisco de Assis. Eles se tornaram grandes amigos e, como um sinal de entrega total ao Cristo pobre, teve seus lindos cabelos cortados, como sinal de entrega total a Jesus.

Santa Clara faleceu no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade. Foi canonizada no ano de 1255 pelo Papa Alexandre lV. 

Leia mais
:. Santa Clara de Assis

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo