FORMAÇÃO

Fundação Centesimus Annus oferta curso sobre Doutrina Social da Igreja

Com módulos presenciais e on-line, aulas serão iniciadas em 20 de janeiro e voltadas para o desenvolvimento humano integral e a amizade social

Da Redação, com Vatican News

Foto: Alberico Bartoccini na Unsplash

A Fundação Centesimus Annus Pro Pontifice promoverá, neste ano, um curso de formação avançada em Doutrina Social da Igreja. As aulas começarão no dia 20 de janeiro, encerrando-se em 23 de março.

O método de aprendizado proposto consiste em três níveis – de aprofundamento, indutivo e de sabedoria comunitária. Os encontros incluem sete módulos, sendo três presenciais (na Casa Bonus Pastor, em Roma) e quatro on-line, pensados como cursos de formação orientados para o desenvolvimento humano integral e para a amizade e cooperação social. O curso também pode ser feito completamente on-line.

“A Fundação pretende favorecer o crescimento de uma comunidade de pessoas pensantes e coesas que possam influenciar as realidades operacionais e vitais do mundo social e econômico”, afirma o diretor didático, monsenhor Guy-Réal Thivierge.

Palestras, diálogos e debates

Cada encontro será estruturado em torno de palestras de especialistas nas diversas áreas da Doutrina Social da Igreja e de representantes do mundo econômico, financeiro e social, contando também com diálogos abertos e debates. O curso é gratuito para religiosas, e jovens participantes podem obter descontos de acordo com critérios da Fundação.

Entre os temas do curso estão: introdução, metodologia de trabalho e fundamentos da Doutrina Social da Igreja; cultura e sociedade; política e democracia; responsabilidade econômica e social – novos desafios e percursos; comunicação e novas tecnologias; inteligência artificial e transformações sociais e educação. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação.

Fundação Centesimus Annus

A Fundação Centesimus Annus foi instituída por um ato quirógrafo do então Papa João Paulo II, no dia 5 de junho de 1993. Hoje, ela está presente em quatro continentes, quinze países e opera por meio de 18 grupos locais e 13 nacionais, com aproximadamente 350 membros.

O seu nome tem como origem a Carta Encíclica Centesimus Annus, promulgada em 1º de maio de 1991 pelo Pontífice polonês. A partir do título, é revelado o seu propósito: uma adesão especial ao ensinamento pontifício no campo social e um apoio convicto às numerosas iniciativas de caridade do Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo