Brasileiro foi consagrado bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém para o Chipre, que volta a ter um prelado após 340 anos
Da Redação, com Vatican News
Depois de 340 anos, Chipre volta a ter um bispo. O frei brasileiro Bruno Varriano recebeu a ordenação episcopal no sábado, 16, no Centro Filoxenia de Nicósia, na ilha europeia, após ter sido nomeado bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém para o Chipre, em 9 de janeiro deste ano, pelo Papa Francisco.
A celebração foi presidida pelo Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa. Entre os presentes estavam: o Cardeal Fortunato Frezza; o arcebispo Maronita de Chipre, Dom Selim Jean; o Cardeal Américo Aguiar, de Lisboa; o Cardeal Odillo Scherer, de São Paulo; e o Custódio da Terra Santa, frei Francesco Patton.
O Cardeal Pizzaballa referiu-se ao acontecimento como “histórico”. “Os fiéis cristãos e católicos de todo o mundo estão dando uma nova face à ilha de Chipre e, por isso, necessita também de uma presença eclesial mais sólida. O novo bispo trará esta solidez à presença católica e cristã latina dentro de uma história muito bonita”, declarou.
O frei Francesco Patton expressou o desejo de que Dom Bruno Varriano consiga viver o desafio feito pelo Papa Francisco de ser “um pastor que tem cheiro de ovelha”. “Que saiba sempre estar junto às pessoas e perceber quais são suas necessidades mais profundas”, manifestou o Custódio da Terra Santa.
Trajetória
Bruno Varriano nasceu, em 25 de setembro de 1971, em São Paulo. Formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense, foi ordenado sacerdote em 30 de agosto de 1997, na Arquidiocese de Campobasso, na Itália.
Em 1999, tornou-se um guia de peregrinos após ingressar na Custódia da Terra Santa. Em 2003, fez sua profissão solene dos votos perpétuos. Posteriormente, desempenhou diversas funções: foi membro do Conselho de Formação e Estudos, membro do Discretório e guardião e reitor da Basílica da Anunciação, em Nazaré, entre outras atribuições.
Em agosto de 2022, foi nomeado vigário episcopal para o Chipre, passando a desempenhar esta missão em dezembro do mesmo ano.
Frei Bruno Varriano também tem um doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana, além de outras especializações. Pela Editora Canção Nova, é autor dos livros “Na Escola de Nazaré: tornando Sagrada a minha família” (2015), “O Bom Mestre de Nazaré: com o coração humano nos amou” (2016) e “Maria: Mãe da humanidade” (2018). Também é apresentador do programa “Na Escola de Nazaré”, transmitido pela TV Canção Nova.