Diocese de Lorena

“Fomos ungidos para ungir”, destaca Dom Wladimir em Missa do Crisma

Durante celebração marcada pela bênção dos santos óleos e pela renovação das promessas sacerdotais, bispo de Lorena reafirma missão evangelizadora de todo o povo de Deus

Gabriel Fontana
Da Redação

Fiéis acompanham celebração na Catedral de Lorena (SP) / Foto: Emerson Tersigni

O bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidiu nesta Quinta-feira Santa, 6, a Missa do Crisma, também chamada de Missa da Unidade. Na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, localizada no município paulista, estiveram presentes o bispo emérito de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, e os presbíteros ligados à diocese, inclusive os padres da Comunidade Canção Nova, que renovaram suas promessas sacerdotais.

Durante essa celebração, são abençoados os óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do Crisma. Este último é utilizado para os sacramentos da confirmação, ordenação sacerdotal e episcopal. Os óleos são encaminhados para as paróquias da diocese, onde serão utilizados ao longo do ano.

Leia mais
.: A maturidade sacerdotal passa pelo Espírito Santo, indica Papa
.: Entenda o significado da Missa do Crisma ou dos Santos Óleos

Unidos em um mesmo corpo

Em sua homilia, Dom Wladimir destacou primeiramente a relação que os sacerdotes têm entre si por meio do sacramento da ordem. “Através da ordenação sacerdotal formamos um corpo, um presbitério, onde nos sentimos unidos uns aos outros, não por vínculos de sangue, amizade, mas pela graça sacramental que nos tornou uma verdadeira família”, explicou o bispo.

Em seguida, Dom Wladimir falou sobre a missão dos presbíteros de ungir o povo de Deus. “Fomos ungidos para ungir”, resumiu. Pela unção que receberam do Espírito Santo, os sacerdotes são impulsionados a também abençoar os fiéis para que todos participem da missão de Cristo que é continuada pela Igreja.

“Essa Missa Crismal é uma manifestação da Igreja, corpo de Cristo organicamente organizado que em seus vários ministérios e carismas exprime pela graça do Espírito Santo os dons nupciais de Cristo à sua esposa peregrina no mundo”, afirmou Dom Wladimir. “Assim, todos os membros da Igreja participam a seu modo da missão de Cristo”.

Pela força do Espírito, cumprimos a missão evangelizadora

No Evangelho, Jesus lê o trecho do llivro de Isaías onde está escrito “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (cf. Lc 4, 18-19).

Em consonância com a palavra, o presidente da celebração reforçou que é pela ação e graça do Espírito Santo que o povo de Deus recebe a força necessária para o cumprimento da missão evangelizadora assumida por Cristo. “O Espírito nos dá a força para anunciarmos o Evangelho com ousadia, em voz alta e em todo o tempo e lugar, mesmo contra a corrente”, declarou Dom Wladimir.

Para encerrar, o bispo de Lorena concluiu a homilia afirmando que “Jesus, o grande evangelizador, nos conduz a sermos uma Igreja evangelizadora, onde todos, presbíteros, diáconos, seminaristas, leigos e leigas, como povo sacerdotal, somos enviados em missão”.

A bênção dos santos óleos

Na sequência da celebração, os presbíteros realizaram a renovação de suas promessas sacerdotais. Durante o ofertório, foram apresentados os santos óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do Crisma, e ao final da Santa Missa, eles foram consagrados e abençoados por Dom Wladimir e os sacerdotes presentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo