Devoção

Fiéis relatam graças alcançadas por intercessão da Virgem de Aparecida

Padroeira do Brasil será celebrada nesta quinta-feira, 12; cura e devoção são palavras que permeiam as histórias de quem pede a intercessão de Nossa Senhora Aparecida

Kelen Galvan
Da redação

Dia 12 de outubro, Igreja celebra Festa da Padroeira do Brasil / Foto: Arquivo Canção Nova

A Igreja no Brasil está às vésperas da festa de Nossa Senhora Aparecida – celebrada nesta quinta-feira, 12. Padroeira do país, ela reúne milhares de devotos, entre eles fiéis que testemunham graças alcançadas por sua intercessão. Márcia Nogueira, de 60 anos, moradora da cidade de Potim (SP), é um deles. Casada, mãe de três filhos e com dois netos, ela agradece a cura do câncer de mama, retirado há nove anos.

Márcia Nogueira com o marido, durante visita de balsa ao local da aparição de Nossa Senhora Aparecida / Foto: Arquivo Pessoal

Márcia conta que, no dia 28 de setembro de 2014, após uma mamografia, descobriu um câncer na mama de grau 5. O médico lhe disse que tinha que tirar o mais rápido possível. “Na hora que ele me deu essa notícia, só pensei: ‘Minha Nossa Senhora, vem em meu socorro. Com seu manto sagrado, venha me cobrindo e me dando forças para enfrentar os desafios que virão’.”

No dia em que recebeu a notícia, a devota daria uma palestra sobre os títulos de Nossa Senhora. Como é catequista em sua paróquia, falaria para um grupo de 45 crismandos adultos. “Quando eu cheguei em casa, meus filhos disseram para eu não ir à palestra. E eu disse: ‘Vou sim. Não vou desmarcar, porque esta é minha missão. E Nossa Senhora vai estar comigo. Se foi nesse dia que recebi o resultado e vou falar sobre ela, é porque ela já está me carregando no colo’”, afirma.

Depois, começou a luta. Márcia fez todos os exames e pediu ao médico se poderia operar depois do dia 12 de outubro. “Fiz a novena inteira e senti que Nossa Senhora realmente me carregava no colo em todo o momento. Senti-me muito forte e com muita esperança, porque eu pedia que Nossa Senhora Aparecida me cobrisse com seu manto sagrado”.

Cantinho de oração na casa de Márcia Nogueira / Foto: Arquivo Pessoal

No dia 14 de outubro de 2014, ela fez a cirurgia, tirou um quadrante, todos os linfonodos do lado esquerdo, pois também já estavam infectados. Fez 16 quimioterapias e 33 radioterapias. Hoje, continua o acompanhamento com o oncologista e declara:

“Estou curada. (…) Agora, dia 14 de outubro, vai fazer nove anos que eu fiz a cirurgia de mama. Sou muito grata a Jesus Misericordioso e a Nossa Mãe Santíssima. Nossa Senhora sempre esteve presente em todas as quimioterapias e radioterapias que fiz. Eu dizia: ‘Mãe, estou indo para meu tratamento, venha comigo, segura minha mão’.”

A devota destaca que é consagrada a Nossa Senhora pelo método de São Luis de Montfort, e reza o terço mariano todos os dias com a Canção Nova. “Nossa Senhora é tudo na minha vida. Ela é minha Mãe, minha companheira, tudo! Tenho muita devoção. Estou fazendo a novena este ano também. Todo ano, aqui em casa, faço meu altar para estar com Nossa Senhora”.

Devoção na família

Maria de Lourdes com o marido durante visita ao Santuário Nacional / Foto: Arquivo Pessoal

Todos os anos, a devoção a Nossa Senhora Aparecida leva milhares de peregrinos ao Santuário Nacional, localizado na cidade de Aparecida (SP), seja para pedir a intercessão da Virgem Maria ou agradecer por graças alcançadas. Assim fez Pedro Lizardo de Souza, falecido há 32 anos, mas que, durante sua vida, visitou o santuário no dia 12 de outubro por 31 anos seguidos.

Seu amor a Nossa Senhora contagiou toda a família. Sua filha, Maria de Lourdes Souza, da cidade de Caeté (MG), também tornou-se grande devota de Nossa Senhora Aparecida, e ela conta que aprendeu com seu pai. “Ele ia visitar a Casa da Mãe todo ano. E fez isso por 31 anos seguidos. Ele não deixava de ir. Tinha muita devoção à Nossa Senhora. E isso passou para nós. Eu tenho ido também todo ano, não abro mão. Todo mês de julho, vou a Aparecida para agradecer as muitas bênçãos que ela nos concede.”

Local de oração na casa de Maria de Lourdes / Foto: Arquivo Pessoal

Muito atuante em sua paróquia, também dedicada ao título de Nossa Senhora Aparecida, Maria de Lourdes afirma que procura, em tudo, demonstrar seu amor a Nossa Senhora. “Eu tenho muita devoção a Nossa Senhora, e é tão importante segurarmos nas mãos dela! Na minha casa, tenho uma capelinha dedicada a ela, onde faço minhas orações e, junto com meu marido, rezo o terço. E, todo dia, temos muito para agradecer”.

Ela conta que procura compartilhar essa devoção com outras pessoas. “A casa dela nos acolhe com muito amor, e esse amor a gente passa para outras pessoas, o bem que ela nos faz. Eu participo de um grupo de oração com cerca de 80 pessoas que se reúne aos sábados. Fazemos essas orações, rezamos o terço, e Nossa Senhora Aparecida está sempre junto conosco”.

Márcia Aparecida com a filha mais velha, que nasceu dia 12 de outubro / Foto: Arquivo Pessoal

A devoção de Pedro Lizardo alcançou gerações. Sua neta, Márcia Aparecida da Silva, conta que seu nome foi em gratidão a uma graça alcançada por sua mãe, que rogou a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para ter uma filha menina.

Ela conta que sua mãe, depois de ter tido três filhos homens e perdido duas meninas, engravidou novamente de uma menina. A gestação foi tranquila, mas quando Márcia nasceu, apresentou complicações. “Fiquei internada meses, e ela chorava muito. Foi aí que ela pediu a Nossa Senhora de Aparecida que me deixasse sobreviver, pois ela queria muito ter uma filha. E que ela colocaria meu nome de Márcia Aparecida. Eu melhorei e estou aqui até hoje”.

Márcia também cultiva a devoção a Nossa Senhora Aparecida. O tempo passou, ela casou-se e engravidou de uma menina. “Então, minha mãe sentiu-se mais realizada ainda. E minha filha mais velha nasceu no dia 12 de outubro.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo