DEVOÇÃO

Festa de Santo Amaro atrai fiéis em Campos dos Goytacazes

Santo celebrado dia 15 de janeiro intercede por bençãos aos devotos

A devoção a Santo Amaro reuniu milhares de fiéis em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A tradicional celebração é marcada por fé, promessas e uma longa caminhada até o santuário. Veja na reportagem de Vinicius Cruz e Jairo Rec.

 

293 anos de festa. O dia de celebrar Santo Amaro começou cedo. Missas, procissões, momentos de oração transformaram o distrito em um grande espaço de peregrinação e espiritualidade. 

Todos os anos fiéis aqui de Campos dos Goytacazes mantém viva uma das manifestações religiosas mais tradicionais do norte fluminense, a devoção e o amor a Santo Amaro. O ato que já atravessa gerações, reúne milhares de fiéis da cidade, da região em um dia marcado por fé, devoção e sacrifício.

A caminhada dedicada ao santo é uma romaria de 40 km do centro de Campos dos Goitacazes ao distrito da Baixada Campista. “Aqui é uma terra de milagres. O que nós vimos aqui no dia de hoje e todo dia 15 de janeiro é a fé do povo, do povo que acredita, do povo que confia, do povo que se abandona nos braços de Deus”, disse o pároco do Santuário de Santo Amaro, padre Renan Valentin. 

No santuário, um dos espaços que mais emociona os fiéis é a sala dos milagres. O local reúne fotografias, cartas, peças de roupas e outros objetos deixados como forma de agradecimento pela graça alcançada. “Meu filho teve um câncer muito sério e teve uma cura inesperada”, testemunhou a devota, Vanilda Pinto. 

Dona José Neiva veio agradecer e renovar os pedidos e confia que Santo Amaro continua a interceder por todos. “Todas as vezes que eu venho aqui peço as bênçãos e sempre estou recebendo e vim aqui hoje agradecer e fazer mais um pedido pela minha vizinha que está grávida”, expressou a devota, Joseneiva de Abreu.

Celebrar Santo Amaro reafirma a força da fé popular e o papel da religiosidade na identidade cultural de Campos e da baixada campista. Para os devotos, é um momento de renovação espiritual, de encontro com Deus e de fortalecimento na esperança para enfrentar os desafios do dia a dia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content