Mais de 20 pessoas ficaram feridas após explosão na manhã desta sexta-feira, 4; centro esportivo que receberia crianças foi evacuado minutos antes
Da Redação, com Vatican News

Explosão aconteceu na manhã desta sexta-feira, 4, no bairro Prenestino Labicano / Foto: IPA via Reuters Connect
Na manhã desta sexta-feira, 4, uma explosão em um posto de combustível em Roma deixou mais de 20 feridos. O estrondo foi ouvido em grande parte da cidade, inclusive no Vaticano, pouco depois das 8h15 do horário local. Uma grande e densa nuvem de fumaça também pôde ser avistada de longe.
Segundo as primeiras informações, a explosão foi causada pelo desprendimento de uma bomba de um tanque que alimentava o sistema de distribuição. Os bombeiros já estavam no local, chamados por causa de um caminhão que havia batido em um cano e provocado um incêndio. Quando chegaram, ocorreu a explosão que atingiu também os paramédicos presentes, além de ter causado danos a alguns prédios próximos. Alguns pedestres também ficaram feridos.
Os bombeiros ainda trabalham no local para proteger a área e determinar as causas da explosão. As autoridades sanitárias estão montando dois postos médicos avançados para prestar assistência aos bombeiros envolvidos nas operações de extinção e a outros feridos.
Em seu perfil em italiano no X, o Papa Leão XIV publicou uma mensagem sobre o ocorrido. “Rezo pelas pessoas envolvidas na explosão de um posto de gasolina, ocorrida nesta manhã no bairro Prenestino Labicano, no coração da minha Diocese. Continuo acompanhando com apreensão os desdobramentos deste trágico incidente”, escreveu.

Publicação do Papa Leão XIV assegurando orações / Imagem: Reprodução X
O vigário geral da Diocese de Roma, Cardeal Baldassare Reina, também se pronunciou sobre o ocorrido. “Em comunhão com o Santo Padre, expressamos nossa proximidade e asseguramos nossas orações aos feridos e familiares envolvidos na explosão na Via dei Gordiani. Estamos em contato com os sacerdotes da região e acompanhamos com preocupação os desdobramentos do acidente”, expressou em nota.
Tragédia maior foi evitada
No momento da explosão, a habitual fila de carros ainda não havia se formado e o parque vizinho ainda não estava muito cheio. Próximo ao posto de combustível também há um centro esportivo que, no verão, acolhe grupos de crianças para a colônia de Férias. O presidente Fabio Balzani relata que, ao primeiro sinal de fumaça, evacuaram as crianças – eram em oito – e chamaram os pais, que foram buscá-las.
“Se tivesse acontecido uma hora mais tarde, teria sido uma tragédia: estariam lá as 60 crianças da colônia de férias, nós, responsáveis, e 120 pessoas com reservas na piscina. O centro esportivo está danificado, parece um campo de batalha”, conta Balzani.