30 de novembro

Exéquias e sepultamento de Dom Piccinini aconteceram nesta segunda

Missa e sepultamento ocorreram na Arquidiocese de Cuiabá; Dom Piccinini faleceu no último sábado, 28

Da redação, com Arquidiocese de Cuiabá

Missa de Exéquias foi presidida por Dom Milton Santos/Foto: Tela Santa – Cuiabá (MT)

Aconteceu, nesta segunda-feira 30, a cerimônia de sepultamento de Dom Bonifácio Piccinini, falecido no último sábado, 28, aos 91 anos. No domingo, 29, uma Missa Exequial já havia sido celebrada pelo arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos, também na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

O cerimonial de hoje foi iniciado com a Missa de Exéquias, seguida da incensação do corpo de da urna, do fechamento da urna, cortejo em direção à entrada da Catedral e uma homenagem realizada pelo padre Desdedit sobre o bispo falecido e sua devoção a Nossa Senhora.

Ainda nesta manhã, houve o cortejo até a cripta da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, depois o sepultamento de Dom Piccinini. A Arquidiocese de Cuiabá afirmou que todos os leigos e membros do clero estão em oração e agradecidos pelo tempo que o bispo dedicou ao local – 45 anos.

Dom Bonifácio Piccinini /Foto: Dom Bonifácio Piccinini, arcebispo emérito de Cuiabá / Foto: Reprodução Youtube

O religioso teve um mal estar, ao se sentir muito fraco e debilitado, além de estar com a pressão arterial oscilando, e estava internado desde a segunda-feira (23). Em nota, a Arquidiocese de Cuiabá informou que ele estava em observação na UTI, mas não resistiu e morreu durante a noite.

Trajetória

Dom Piccinini nasceu em 13 de maio de 1929, em Luiz Alves (SC). Fez sua profissão religiosa na congregação dos Salesianos em 31 de janeiro de 1948. Foi ordenado presbítero em 11 de fevereiro de 1960 em Turim (Itália). Em 2 de julho de 1975, foi ordenado bispo coadjutor. Em 31 de agosto de 1975, recebeu sua ordenação episcopal em Lavrinhas (SP). Foi nomeado com arcebispo em 27 de junho de 1975, e, em 15 de agosto de 1981, tomou posse como arcebispo titular. Teve sua renúncia aceita em 9 de junho de 2004. Seu lema episcopal é “Bonum facere parvulis” (fazer o bem aos pequeninos).

Relação com a Canção Nova

Há quase 30 anos, foi Dom Piccinini que acolheu a comunidade Canção Nova em Cuiabá e confiou a ela os trabalhos de evangelização pela rádio da arquidiocese. O bispo participou da construção de 200 igrejas nos 45 anos dedicados aos católicos no estado do Mato Grosso. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo