Em Santa Maria (RS)

Evento celebra 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt

Congresso Internacional será iniciado nesta quarta-feira, 10, em Santa Maria (RS); Santa Missa de encerramento será transmitida pela TV Canção Nova

Da Redação, com CNBB

Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt /Foto: Movimento Apostólico de Schoenstatt

Começa nesta quarta-feira, 10, o Congresso Internacional de celebração dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. O evento – que será concluído no domingo, 14, é sediado pela Arquidiocese de Santa Maria e conta com a participação de 700 representantes de 25 países. São esperados momentos de formação, espiritualidade, debate e partilhas.

No Brasil, a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt foi iniciada em Santa Maria (RS), pelo venerável João Luiz Pozzobon. O arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, salienta que a Campanha, no presente, é um gesto concreto de uma Igreja missionária que vai ao encontro de todos.

“Essa iniciativa tão bonita de levar a imagem se espalhou para mais de 100 países: levar Nossa Senhora até onde as pessoas estão. São mais de 200 mil imagens em saída, visitando as pessoas. João Pozzobon não se dedicou apenas em fazer as visitas; eu costumo dizer que ele ia onde nós nem sempre vamos: aos bairros mais simples, às realidades mais pobres, onde a miséria é grande – lá ele levava Nossa Senhora”, disse.

Segundo Irmã Rosequiel Favero, que integra a equipe central de organização do Congresso, o intuito do evento é celebrar os 75 anos, mas também fomentar a partilha de experiências, troca de ideias e reflexão dos documentos de consenso redigidos nos encontros internacionais anteriores.

Declarado venerável pelo Papa Leão XIV

O homem que iniciou a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, João Luiz Pozzobon, recentemente foi declarado “Venerável” pelo Papa Leão XIV. Atualmente, o Dicastério para as Causas dos Santos analisa um possível milagre, que poderá torná-lo beato.

Pozzobon foi casado, pai de sete filhos e, para melhor servir a Igreja, foi ordenado diácono permanente. Era um homem do campo, de pouco estudo, mas sensível às necessidades das famílias. Além da Campanha da Mãe Peregrina, ele também deixou outras importantes contribuições sociais, como a construção da Vila Nobre da Caridade – casas de madeira que ele mesmo construiu para famílias que não tinham onde morar.

“Quando ele chegava, com o olhar de Maria, ele percebia que as pessoas não tinham pão, não tinham educação, que a própria fé estava vazia. Então ele criou e trabalhou muito pela Vila Nobre da Caridade, construiu capelas comunitárias, ele cuidou tanto, a tal ponto de um dos bispos de Santa Maria (Dom Érico Ferrari) decidir ordená-lo diácono”, explica Dom Leomar Brustolin.

Venerável João Luiz Pozzobon/ Foto: Movimento Apostólico de Schoenstatt

Transmissão da Santa Missa pela TV Canção Nova

A Santa Missa de encerramento do Congresso Internacional será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova no dia 14 de setembro, às 10 horas. 

“Vamos juntos celebrar, agradecer a Deus e projetar a missão. Igreja em saída para que o Filho de Maria seja conhecido e amado. Espero vocês aqui, em Santa Maria, no dia 14 de setembro, na Romaria da Primavera, com missa às 10 horas no altar monumento da Basílica da Medianeira”, convoca o arcebispo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo