Escolha do Papa

“Eu nunca te esquecerei”: tema do VI Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Com esta temática, Leão XIV recorda aos fiéis que o amor fiel de Deus nunca abandona seus filhos, mesmo na fragilidade da velhice

Da Redação, com Vatican News

Uma senhora, sentada, sorri enquanto abraça, próximo ao seu rosto, as mãos do Papa Leão XIV, que aparece em pé

Foto: VATICAN MEDIAIPA/Sipa USA via Reuters Connect

“Eu nunca te esquecerei” (Is 49,15) é o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o VI Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 10, em comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. A frase, extraída do livro do profeta Isaías, sublinha que o amor de Deus por cada pessoa jamais diminui, nem mesmo no tempo da velhice e da fragilidade.

Segundo o comunicado, o versículo bíblico escolhido deseja ser uma mensagem de consolação e esperança para todos os avós e idosos, especialmente para aqueles que vivem na solidão ou se sentem esquecidos. Ao mesmo tempo, é também um apelo dirigido às famílias e às comunidades eclesiais para que não se esqueçam dos idosos, reconhecendo neles uma presença preciosa e uma verdadeira bênção.

Sobre a data

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa Francisco em 2021 e é celebrado anualmente no quarto domingo de julho. Trata-se de uma oportunidade para fazer chegar aos idosos a proximidade da Igreja e para valorizar sua contribuição na vida das famílias e das comunidades. Neste ano, a celebração ocorrerá no domingo, 26 de julho, coincidindo com a festa dos santos Joaquim e Ana, avós de Jesus.

O Santo Padre convida as dioceses a celebrarem esta Jornada com uma liturgia eucarística na igreja catedral de cada Igreja particular. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida exorta ainda as Igrejas particulares, as associações e as comunidades eclesiais de todo o mundo a encontrarem, em seus contextos locais, formas adequadas de valorizar esta data. Para esse fim, serão posteriormente disponibilizados instrumentos pastorais específicos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content