EM ROMA

Estamos unidos pela fé em Cristo e dispostos a caminhar juntos, diz bispo

Presidente da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, Dom Teodoro Mendes, fala sobre evento ecumênico do qual participa em Roma

Da Redação, com CNBB

Bispo de Ponta de Pedras (PA), Dom Teodoro Mendes Tavares, ao lado da primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil bispa Marinez Bassotto / Foto: Reprodução CNBB

Participante do encontro ecumênico intitulado “Growing Together”, o bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Teodoro Mendes Tavares, falou sobre sua experiência no evento.

O encontro começou na segunda-feira, 22, em meio à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (celebrada no hemisfério norte entre os dias 18 e 25), e se estenderá até o dia 29. Ao todo, participam cerca de 60 bispos católicos e anglicanos, de 27 países e diferentes continentes. A outra representante brasileira além de Dom Teodoro é a primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, bispa Marinez Bassotto.

Leia mais
.: Papa indica “diálogos de caridade, verdade e vida” no caminho da unidade

.: Há reciprocidade entre o ecumenismo e a sinodalidade, afirma Czerny

O bispo comenta que todos estão unidos pela fé em Cristo, sendo impelidos pelo Espírito Santo a caminhar juntos. “Os participantes demonstram boa vontade para trilhar o caminho da unidade na diversidade, colaborando uns com os outros na missão, em favor da justiça, paz, integridade da criação e o bem viver”, partilha.

Além disso, Dom Teodoro reforça que esta também é uma oportunidade para dialogar uns com os outros, a fim de se conhecer melhor e partilhar a caminhada ecumênica, os dons, desafios e esperanças para o futuro. “Vamos aprender uns com os outros, fortalecer nossa convicção ecumênica; peregrinar, rezar, celebrar, crescer em comunhão e trabalhar juntos, como irmãos e irmãs da Igreja de Cristo”, detalha.

Unidade dos cristãos

Em relação à celebração da festa litúrgica da conversão de São Paulo, apóstolo, presidida pelo Papa Francisco nesta quinta-feira, 25, “foi uma linda celebração, com leituras e cantos em várias línguas, mas todos entendemos a linguagem de Espírito Santo, que une e reconcilia os corações divididos”.

Dom Teodoro citou também o pedido do Pontífice para “que cada um, partindo de si mesmo, reconhecesse que precisa da graça da conversão e permita que o Senhor mude o seu coração. O Santo Padre ressaltou qual é o caminho que devemos percorrer: ‘caminhar juntos e servir juntos, colocando a oração em primeiro lugar’”.

Na sequência, o bispo expressou seu contentamento em fazer parte deste grupo em Roma, rezando pela unidade dos cristãos. “Apraz-me destacar ainda a presença do arcebispo de Cantuária, líder espiritual da comunhão Anglicana e primaz da Igreja de Inglaterra, Justin Welby. Esse e o Papa Francisco, no fim da celebração, saudaram-nos afetuosamente e nos enviaram aos pares, todos nós, bispos católicos e anglicanos”, enalteceu.

Por fim, o presidente da comissão episcopal desejou que, neste Ano do Oração pelo Jubileu 2025, “rezemos sem cessar pela nossa conversão permanente e de toda a Igreja, pela unidade que o Senhor quer entre nós, seus discípulos e discípulas missionários, pela paz e reconciliação entre povos de toda a humanidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo