Bispo da Diocese de Lorena, no interior de SP, presidiu Missa do Crisma, celebração na qual presbíteros renovam promessas sacerdotais
Da redação
Foi celebrada, na manhã desta quinta-feira, 28, a Missa do Crisma, na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Lorena (SP). A missa foi celebrada por Dom Joaquim Wladimir, bispo da Diocese de Lorena. Sacerdotes da diocese e membros da Comunidade Canção Nova — que vivem em missões próximas — participaram da missa, que renovou as promessas sacerdotais que pronunciaram no dia em que receberam a Ordenação, reafirmando a própria fidelidade a Cristo.
Nesta celebração, inclusive, são abençoados os santos óleos: dos enfermos; dos catecúmenos; e do Crisma — única ocasião do ano em que são consagrados e serão usados na administração dos sacramentos.
É a missa em que, por fim, antecede o Tríduo Pascal, que se inicia com a celebração da Missa da Quinta-feira Santa (também conhecida como Missa da Ceia do Senhor), que será celebrada hoje à noite.
Dom Wladimir deu início à homilia falando sobre a abundância de significado desta missa. “Nesta celebração, faremos a renovação das promessas sacerdotais, pois formamos uma família. Estamos ligados entre nós. Não por vínculos de sangue ou amizade, mas pela graça sacramental, que nos tornou uma verdadeira família”, disse o prelado.
A fecundidade do sacerdócio e o compromisso com o Povo de Deus também foram citados pelo bispo. “Quanto bem faz um sacerdote em nossa comunidade”, exaltou Dom Wladimir. “Para todos nós, sacerdotes, valeu a pena dizer ‘sim’ ao Senhor, que nos enviou para cuidar de suas ovelhas”, disse.
Cristo constitui a fonte da graça e, por isso, envia-nos Suas palavras por meio do Evangelho. “Há outras palavras que só Ele pode pronunciar, como ‘Eu o absolvo de seus pecados’. Além disso, o Povo de Deus tem o direito de receber de nós o anúncio alegre do Evangelho, que inclui verdades que precisamos escutar várias vezes”, observou Dom Wladimir.
O amor de Cristo
“Seu amor é maior do que nossa fragilidades e mesquinharias”, afirmou o religioso. “Devemos sempre procurar por Seu amor. Por meio do dom de nossa vida, muitos se convertam e alcancem a graça da verdade”, clamou.
O sacerdócio, para o prelado, tem um compromisso com o Povo de Deus. “E que Maria Santíssima interceda por nós, seus filhos amados. Especialmente nas horas em que a dificuldade quer nos abater-nos”, rogou Dom Wladimir.
Ao final da celebração, o prelado deu sequência aos ritos de consagração dos Santos Óleos.