MISSA DO CRISMA

"Estamos ligados pela graça sacramental", afirma Dom Wladimir aos padres

Bispo da Diocese de Lorena, no interior de SP, presidiu Missa do Crisma, celebração na qual presbíteros renovam promessas sacerdotais

Da redação

“Para todos nós, sacerdotes, valeu a pena dizer ‘sim’ ao Senhor, disse Dom Wladimir / Foto: Matheus Alves – CN

Foi celebrada, na manhã desta quinta-feira, 28, a Missa do Crisma, na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Lorena (SP). A missa foi celebrada por Dom Joaquim Wladimir, bispo da Diocese de Lorena. Sacerdotes da diocese e membros da Comunidade Canção Nova — que vivem em missões próximas — participaram da missa, que renovou as promessas sacerdotais que pronunciaram no dia em que receberam a Ordenação, reafirmando a própria fidelidade a Cristo.

Nesta celebração, inclusive, são abençoados os santos óleos: dos enfermos; dos catecúmenos; e do Crisma — única ocasião do ano em que são consagrados e serão usados na administração dos sacramentos.

É a missa em que, por fim, antecede o Tríduo Pascal, que se inicia com a celebração da Missa da Quinta-feira Santa (também conhecida como Missa da Ceia do Senhor), que será celebrada hoje à noite.

Dom Wladimir durante a Missa do Crisma, na Catedral Nossa Senhora da Piedade / Foto: Matheus Alves – CN

Dom Wladimir deu início à homilia falando sobre a abundância de significado desta missa. “Nesta celebração, faremos a renovação das promessas sacerdotais, pois formamos uma família. Estamos ligados entre nós. Não por vínculos de sangue ou amizade, mas pela graça sacramental, que nos tornou uma verdadeira família”, disse o prelado.

A fecundidade do sacerdócio e o compromisso com o Povo de Deus também foram citados pelo bispo. “Quanto bem faz um sacerdote em nossa comunidade”, exaltou Dom Wladimir. “Para todos nós, sacerdotes, valeu a pena dizer ‘sim’ ao Senhor, que nos enviou para cuidar de suas ovelhas”, disse.

Cristo constitui a fonte da graça e, por isso, envia-nos Suas palavras por meio do Evangelho. “Há outras palavras que só Ele pode pronunciar, como ‘Eu o absolvo de seus pecados’. Além disso, o Povo de Deus tem o direito de receber de nós o anúncio alegre do Evangelho, que inclui verdades que precisamos escutar várias vezes”, observou Dom Wladimir.

O amor de Cristo

“Seu amor é maior do que nossa fragilidades e mesquinharias”, afirmou o religioso. “Devemos sempre procurar por Seu amor. Por meio do dom de nossa vida, muitos se convertam e alcancem a graça da verdade”, clamou.

O sacerdócio, para o prelado, tem um compromisso com o Povo de Deus. “E que Maria Santíssima interceda por nós, seus filhos amados. Especialmente nas horas em que a dificuldade quer nos abater-nos”, rogou Dom Wladimir.

Ao final da celebração, o prelado deu sequência aos ritos de consagração dos Santos Óleos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo