Arquidiocese do Rio de Janeiro foi escolhida como sede do 15º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá em 2028; data ainda será definida e divulgada
Da Redação, com CNBB

Foto: Canva Pro
A arquidiocese do Rio de Janeiro será a sede do 15º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que será realizado em 2028. A decisão unânime foi tomada em reunião ordinária para Comunicação Social, realizada com os bispos referenciais dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Na reunião, foi apresentada e aprovada a candidatura da arquidiocese do Rio, em parceria com a PUC- Rio, com o apoio do presidente do regional Leste 1 da CNBB e de todos os bispos regionais do Leste. A data exata do evento, bem como o tema e programação serão definidos posteriormente.
O Muticom é o encontro nacional de comunicação da Igreja no Brasil que reúne agentes de pastoral, profissionais, pesquisadores, estudantes, e entusiastas da comunicação eclesial. A programação do evento costuma ter palestras, oficinas, painéis, apresentações e trabalhos acadêmicos, experiências de comunicação popular e manifestações culturais locais. Contém trocas de metodologias pastorais, propostas formativas e estratégias para a ação comunicacional da Igreja nas diversas realidades sócio culturais.
Na próxima edição, a organização prática vai ser feita pela arquidiocese do Rio de Janeiro, com a ajuda da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, que promove o encontro.
A escolha do Rio de Janeiro como sede do 15º Muticom envolve uma oportunidade pastoral e cultural importante, pois a cidade conta com um patrimônio histórico, com universidades com tradição em comunicação, a própria PUC-Rio, parceira do evento, além de uma cena cultural diversa que poderá enriquecer o diálogo sobre comunicação eclesial e políticas públicas de comunicação.