O encontro mundial “Os párocos para o Sínodo. Um encontro internacional” reunirá, em Roma, de 28 de abril a 2 de maio, 300 párocos escolhidos pelas Conferências Episcopais e pelas Igrejas Orientais Católicas
Da redação, com Vatican News
A Secretaria Geral do Sínodo e o Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização (setor para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares) e com o Dicastério para as Igrejas Orientais, promovem um encontro mundial de escuta, oração e discernimento para representantes dos Párocos, intitulado “Párocos em vista do Sínodo: encontro internacional”.
Tomarão parte 300 párocos, escolhidos pelas Conferências Episcopais e pelas Igrejas Orientais Católicas, com o objetivo de ouvir e avaliar a experiência, que vivem em suas respetivas Igrejas locais. Assim, os participantes terão a oportunidade de encarnar o dinamismo do trabalho sinodal em nível universal.
A iniciativa realiza-se pelo desejo expresso pelos participantes na Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (4-29 de outubro de 2023). No Relatório de Síntese, eles destacaram a necessidade de “descobrir métodos para envolver, de modo mais ativo, diáconos, sacerdotes e bispos no processo sinodal, durante o próximo ano; uma Igreja sinodal não pode prescindir das suas vozes, experiências e contribuição”.
O encontro mundial envolverá os participantes, de modo ativo, com mesas redondas, a fim de partilhar suas boas práticas, workshops de propostas pastorais, diálogo com especialistas, celebrações litúrgicas.
O encontro internacional de Párocos se realizará de domingo, 28 de abril, a quinta-feira, 2 de maio de 2024, na sede da “Fraterna Domus” de Sacrofano, na periferia de Roma. O encontro será coroado, no último dia de trabalhos, com uma audiência concedida pelo Santo Padre.
O número de participantes foi decidido segundo um critério semelhante ao da eleição dos membros da Assembleia Sinodal.
Para a Igreja de Rito Latino, com base no número de membros de cada Conferência Episcopal, poderá participar 1 representante de cada Conferência Episcopal, no máximo 25 membros; 2 representantes das Conferências Episcopais, que têm de 26 a 50 membros; 3 para as que tenham de 51 a 100 membros; 4 para as com mais de 100 membros. Além do mais, participará um Pároco de cada continente, representando as jurisdições eclesiásticas, sem Conferência Episcopal.
Para as Igrejas Orientais Católicas, poderão participar: 1 representante, para cada Sínodo dos Bispos ou Conselho da Hierarquia das Igrejas Orientais Católicas, no máximo 25 membros; 2 representantes para cada Sínodo ou Conselho, que tenha de 26 a 50 membros; 3 representantes para cada Sínodo ou Conselho com mais de 50 membros.
Para a escolha dos participantes, as Conferências Episcopais e as Igrejas Orientais Católicas deverão levar em conta, na medida do possível, os seguintes critérios: dar preferência aos párocos, que tenham uma experiência significativa, na perspectiva de uma Igreja sinodal; favorecer certa variedade de contextos pastorais de proveniência: ambiente rural, urbano, contextos socioculturais específicos etc.
O programa definitivo do encontro mundial, ainda em elaboração, será enviado aos Párocos, escolhidos pelas Conferências Episcopais ou Igrejas Orientais Católicas, até o próximo dia 15 de março. No programa estará incluído também um encontro de diálogo com o Santo Padre.
Os resultados do encontro contribuirão para a elaboração do “Instrumentum laboris”, documento de trabalho, para a Segunda Sessão da Assembleia Sinodal em outubro de 2024.