Experiência

“Encontro com o Papa Francisco foi surpreendente”, afirma bispo do RS

Bispos do Regional Sul 3 da CNBB participaram nesta quinta-feira, 5, de encontro com o Pontífice no Vaticano; Dom Leomar conta detalhes do momento com o Santo Padre 

Julia Beck
Da redação

Bispos do Rio Grande do Sul durante visita Ad Limina /Foto: Arquivo Pessoal – Dom Leomar

“O encontro com o Papa Francisco foi surpreendente”: é o que afirma o arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin.

Dom Leomar /Foto: Ascom – Arquipoa

O prelado estava entre os clérigos das quatro arquidioceses e 14 dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que estiveram em um encontro com o Pontífice nesta quinta-feira, 5.

O momento fez parte da visita Ad Limina que estes bispos realizam no Vaticano desde segunda-feira, 2.

“Nós já admiramos muito o Santo Padre, mas ele se revelou um homem além de cordial e dócil, muito aberto. E respondeu a todas as nossas perguntas com uma lucidez, profundidade e uma unção própria de santidade”, revela o bispo.

Dom Leomar destaca que a forma como Francisco conduziu o encontro confirmou ainda mais a fé dos bispos do Rio Grande do Sul, assim como São Pedro confirmava a fé dos apóstolos. “O Papa Francisco tem muito conhecimento da nossa realidade”, relata. “Ele se mostrou muito aberto a nos ajudar e também nos orientou e fez indicações muito concretas como um pastor que cuida de outros pastores”.

O bispo acrescenta que o encontro foi marcado também por muita emoção. “Percebemos que o nosso Papa está atento à nossa realidade e é fiel ao Evangelho de Jesus”, revela.

Dias em Roma

Dom Leomar recorda que a visita teve início com uma missa junto ao túmulo de São Pedro, localizado na Basílica Vaticana. “Cada manhã nós celebrou a Eucaristia em uma das basílicas: São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros”.

Depois, o prelado conta que os bispos do Regional Sul 3 da CNBB visitaram os vários organismos que compõem a Cúria Romana: Dicastérios, Congregações, Conselhos e Comissões. “Em cada um encontramos orientações, indicações, partilhamos nossa situação no Rio Grande do Sul, além de pedirmos sugestões de como melhor exercer o nosso ministério episcopal em nossa realidade”, frisa.

Bispos do Regional Sul 3 da CNBB no Vaticano/ Foto: Arquivo Pessoal – Dom Leomar

Visita Ad Limina

Dom Leomar explica que a visita Ad Limina é uma peregrinação que os bispos fazem geralmente a cada cinco anos a Roma. Os prelados visitam e rezam diante do túmulo de São Pedro e São Paulo.

“Os bispos visitam as quatro basílicas papais, encontram-se com o Papa e também vão até os vários Dicastérios da Cúria Romana”, comenta.

Este momento é muito importante, explica o bispo, para que cada igreja particular, diocese e arquidiocese encontre o sentido da universalidade da Igreja Católica.

Nesta visita Ad Limina, há um senso de comunhão, unidade e sinodalidade, indica o prelado.

Foto: Arquivo Pessoal – Dom Leomar

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo