Diálogo inter-religioso

Em mensagem aos budistas, Vaticano frisa cultura da solidariedade

Mensagem foi enviada, hoje, por ocasião do Vesakh 2021, festa mais importante para os budistas

Jéssica Marçal, com Boletim da Santa Sé
Da Redação

Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, órgão vaticano, saúda os budistas pela festa do Vesakh 2021/ Foto: Canção Nova Roma

“Budistas e cristãos: promovamos a cultura do cuidado e da solidariedade”. Este é o título da mensagem enviada pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso aos budistas por ocasião do Vesakh, a festa mais importante para eles. Nesta ocasião, comemoram-se os eventos principais da vida de Buda.

Essa festividade é celebrada em datas diversas, segundo as diferentes tradições. Neste ano, na maior parte dos países de tradição budista, é celebrada, nesta terça-feira, 26, data de divulgação do texto.

A mensagem frisa que a situação mundial de pandemia requer dos seguidores de todas as religiões a colaboração a serviço da humanidade. Recorda-se, nesse sentido, a encíclica Fratelli tutti com a mensagem do Papa Francisco sobre a urgência de solidariedade universal. O documento foi assinado em outubro passado em Assis, na Itália.

“O sofrimento gerado pela pandemia de covid-19 nos tornou conscientes da vulnerabilidade e da interdependência que partilhamos. Somos chamados a descobrir e praticar a solidariedade contida em nossas respectivas tradições religiosas”, frisa a mensagem.

Leia também
.: Budistas e cristãos: por uma cultura de compaixão e fraternidade
.: Papa ao Patriarca Supremo dos budistas: religiões são faróis de esperança

Amizade e serviço à família humana

A saudação vaticana pontua ainda que o ensinamento budista sobre Brahmavihara (as quatro moradas ou virtudes celestiais) e traz uma mensagem sempre válida de solidariedade e cuidado ativo. Mettā (gentileza do amor), exorta ao cultivo do amor para com todos.

Os votos da mensagem são para que essa dramática situação de pandemia reforce os laços de amizade e una ainda mais no serviço à família humana.

“Queridos amigos budistas, estes são os pensamentos que quero partilhar com vocês neste ano, olhando para o futuro com esperança e serenidade. Boa festa!”, conclui o texto, assinado pelos presidente e secretário do Pontifício Conselho, respectivamente Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, MCCJ, e Dom Kodithuwakku K. Indunil J.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo