ÁFRICA

Em Camarões, o cardeal Christian Wiyghan Tumi é finalmente libertado

A notícia da libertação foi confirmada por dom Kleda, bispo de Douala. O cardeal, de 90 anos, foi sequestrado por um grupo de homens armados

Da redação, com Vatican News

O cardeal Christian Wiyghan Tumi, primeiro purpurado camaronês, foi libertado / Foto: Reprodução Youtube

Foi confirmada a libertação do cardeal Christian Wiyghan Tumi, 90 anos, arcebispo emérito de Douala (Camarões) e primeiro purpurado camaronês. Segundo o arcebispo Douala, dom Samuel Kleda, o purpurado foi libertado, embora ainda não tenha voltado para casa. O sequestro começou na quinta-feira, 5, à tarde pelas mãos de um comando armado, na estrada entre Bamenda e Kumbo.

Também envolvido no sequestro o rei de Kumbo, o Fon de Nso, uma autoridade moral tradicional. Elie Smith, um colaborador próximo ao cardeal, conseguiu contatar os sequestradores por telefone e obter algumas informações: o responsável pela ação armada teria sido o general dos Ambazonianos (separatistas anglófonos da problemática região de Ambazônia, no sudoeste do país) que se intitula Chaomao, um ex-pastor. Notícias também foram confirmadas por membros da família do rei de Kumbo.

As razões do sequestro podem ser encontradas no encorajamento dado pelo cardeal às crianças para irem à escola. Há alguns dias, de fato, um grupo armado sequestrou alguns professores que tinham sido libertados ontem, 5 de novembro. No último dia 24 de outubro, oito crianças foram mortas num ataque armado à escola bilíngue internacional Madre Francisca. O Papa Francisco expressou o seu pesar por este triste evento, apelando para o fim da violência e pedindo a garantia da educação e do futuro dos jovens.

O cardeal Tumi, nascido em 15 de outubro de 1930 em Kikaikelaki, na então paróquia de Kumbo, hoje diocese, como bispo e depois cardeal, esteve sempre na vanguarda das dificuldades do território situado no extremo norte de Camarões, na fronteira com o Chade, quase esquecido pelas autoridades centrais, e da pobreza, à qual se somam as profundas divisões étnicas nesta área. Por ter promovido a paz após o início da crise no norte e sudoeste de Camarões, e por ter lutado contra a discriminação contra a minoria de língua inglesa em Camarões (cerca de 20% da população), o cardeal Christian Tumi recebeu o Prêmio Nelson Mandela em julho de 2019.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo