Encontro

Em assembleia, bispos da África Oriental se debruçam sobre a Laudato Si

Associação das Conferências Episcopais da África Oriental se reúne de 10 a 18 de julho em torno do tema “Impacto ambiental no desenvolvimento humano integral”

Da Redação, com Vatican News

Reunião AMECEA Tanzania. / Foto: Facebook Kanisa Katoliki Tanzania

Neste domingo, 10, teve início a assembleia plenária da Associação das Conferências Episcopais da África Oriental (AMECEA).  A abertura se deu com uma missa presidida pelo Cardeal John Njue, arcebispo emérito de Nairobi, mas a homilia foi proferida pelo Cardeal Antônio Tagle, representante do Papa Francisco.

Segundo o presidente da AMECEA, Dom Charles Kasonde, bispo de Solwezi, na Zâmbia, esta 20ª Assembleia plenária se concentrará na mensagem central da encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. “Este é um desafio urgente para o mundo e para a nossa região, porque a degradação ambiental ameaça a própria existência da humanidade que Jesus veio salvar.”

Dom Kasonde agradeceu a Deus por esta Assembleia poder finalmente ter lugar depois da pandemia de covid-19. Ele falou aos milhares de participantes na missa que teve lugar no estádio Benjamin Mkapa, na capital tanzaniana.

“Entrando neste estádio hoje senti-me feliz, fortalecido e encorajado pelo vigor da fé.  É realmente um milagre que possamos nos reunir fisicamente neste estádio após dois anos de bloqueio devido à Covid-19 que abalou o mundo inteiro.”. O bispo agradeceu também à Tanzânia, país anfitrião do encontro.

Participa também do encontro o prefeito do órgão vaticano para a Comunicação, Paolo Ruffini, que deverá intervir amanhã.

A AMECEA reúne Conferências Episcopais de nove países da África Oriental: Eritreia, Etiópia, Quénia, Malawi, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. O seu secretariado, dirigido por um secretário-geral, está sediado em Nairobi, no Quênia. 

Somália e Djibuti são membros afiliados. A AMECEA foi criada em 1961 e tem contribuído para o reforço da solidariedade e a colaboração pastoral da Igreja na região. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo