Sé Primacial da Igreja no Brasil completou 470 anos em fevereiro; Celebração foi adiada para agosto em virtude da pandemia da Covid-19
Da redação, com Arquidiocese de Salvador
A Sé Primacial da Igreja no Brasil completou, em 25 de fevereiro de 2021, 470 anos de criação. Porém, em virtude da pandemia, a celebração desta data precisou ser adiada e será realizada em 6 de agosto. Na data ocorrerá a solenidade do Titular da Catedral Basílica e da Arquidiocese de Salvador, o Santíssimo Sacramento, às 17h.
A Missa Solene será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. O dia será precedido do tríduo, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto, também na Catedral Basílica, às 16h. Cada celebração será presidida por um dos bispos auxiliares. Em cada dia serão convidados representantes da Vida Consagrada (1º dia), do Clero (2º dia) e do laicato (3º dia).
De acordo com as medidas de saúde pública vigentes quanto ao limite no número de fiéis, quem desejar participar, presencialmente, deve entrar em contato com a Secretaria de Pastoral, até o dia 2 de agosto, pelos telefones (71) 4009-6605 / 6636 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h).
Primeira Arquidiocese do país
Criada pela Bula “Super specula militantis ecclesiae”, do Papa Júlio III, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia foi a primeira do país, por isso possui o título de Primaz do Brasil. Ela tem uma importância religiosa e histórica imensurável.
Nestas terras onde pisaram santos e beatos, estão erigidas, atualmente, quatro basílicas, 101 paróquias e três diaconias, localizadas em uma área de 1.319,6 km2. Há uma população formada por mais de três milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Exposição
Também como parte da comemoração pelos 470 anos de criação da Diocese Primacial, no dia 6 de agosto, às 10h, será inaugurada a exposição “Galeria dos Bispos e Arcebispos de São Salvador da Bahia”.
A mostra ficará no Palácio da Sé, localizado na Praça da Sé, em Salvador, e exporá, em ordem cronológica, imagens de todos os bispos e arcebispos que passaram por esta Igreja Particular, desde o primeiro, Dom Pedro Fernandes Sardinha (1551-1556), até o atual, Cardeal Dom Sergio da Rocha (2020).
Além disso, quem visitar o local poderá conferir alguns paramentos utilizados pelos prelados, como a casula que pertenceu a Dom Avelar Brandão Vilela (1971-1986).