País vive crise econômica e perda de muitos empregos, consequências da pandemia da Covid-19
Da redação, com Vatican News
A Filipinas será consagrada a São José neste sábado, 1º de maio. Na data, a Igreja Católica celebra São José Operário. O ato solene será realizado na Catedral de São Pedro, na cidade de Davao.
O rito será presidido, após a recitação do Terço, pelo arcebispo de Davao e presidente da Conferência Episcopal Filipina (CBCP), Dom Romulo Valles, informa a agência episcopal Cbcpnews.
Apoio dos católicos
A decisão dos bispos de consagrar a nação a São José foi bem recebida pelos católicos filipinos. O momento é marcado pela crise econômica e pela perda de muitos empregos como consequência da pandemia da Covid-19.
Nas Filipinas, as celebrações do Ano Jubilar terminarão em 1º de dezembro com a consagração das famílias ao santo.
Ano de São José
A consagração ocorrerá por ocasião do Ano de São José. Este ano foi convocado pelo Papa Francisco e acontece desde 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021.
A celebração anual faz memória dos 150 anos da declaração de São José como Patrono universal da Igreja.
Leia também
.: Paróquia e devotos relatam iniciativas de celebração do Ano de São José
.: Ano de São José: fiéis contam histórias que ajudam a propagar devoção
Transmissão on-line
O secretário geral dos bispos, Dom Bernardo Pantin, convidou todos os católicos filipinos a acompanharem o evento on-line. Ele será transmitido pela página da Arquidiocese de Davao no Facebook.
O ato de consagração acontecerá às 10h locais, pela missa da Festa de São José Operário. A consagração foi traduzida para os seis principais idiomas falados nas Filipinas e está disponível no site dos bispos.
A organização do evento foi confiada pela CBPC à Comissão Episcopal para os Leigos sob a presidência do administrador apostólico de Manila, Dom Broderick Pabillo. O bispo é encarregado neste Ano Jubilar de preparar um programa de atividades para promover a devoção a São José no país do sudeste asiático.
Preparação espiritual
Em vista da consagração, a comissão fez circular nas 86 dioceses filipinas um “itinerário especial de 33 dias de preparação espiritual”. Ele começou em 30 de março último.