Verdadeira Alegria

Dos desfiles de Carnaval aos retiros: padre conta reviravolta em sua vida

Carioca, padre Leonardo Ribeiro participou ativamente dos carnavais no Rio de Janeiro durante sua juventude; mas trocou tudo isso ao descobrir a verdadeira alegria

Kelen Galvan
Da redação

“A verdadeira alegria que eu pude encontrar e me fazia plenamente feliz era estar com Jesus Cristo”, afirma Padre Leonardo Ribeiro

O período de Carnaval que se aproxima não precisa ser de “folia”. A cada ano, muitas pessoas têm descoberto formas diferentes de viver esses dias e escolhem participar de encontros que, além de promover a diversão, oferecem crescimento espiritual.

Carioca, Padre Leonardo Ribeiro, da Comunidade Canção Nova, conta que em sua juventude participou muito do carnaval, uma festa muito forte na cultura do Rio de Janeiro.

“Eu comecei ainda adolescente a frequentar os desfiles e os ensaios da escola de samba por causa do meu tio. Comecei a tomar gosto pela folia e foram aí uns dez anos da minha vida. O que me motivava era a cultura, a influência do meu tio, mas também a beleza e a alegria da festa. Era algo que me atraía”, lembra o sacerdote.

O ponto de virada foi quando ele conheceu a Canção Nova e se aproximou da frente de missão na capital carioca em 2003. “Aí começou o meu processo de conversão pessoal, que culminou em deixar o Carnaval, as festas e todo esse universo que eu frequentava. Foi a partir do meu encontro pessoal com Jesus Cristo”, conta. 

Padre Leonardo Ribeiro / Foto: Arquivo Pessoal

A troca pelos retiros

Ele foi deixando de participar da folia e começou a optar por retiros nesse período. “Confesso que não foi fácil no começo, porque era algo que estava encarnado em mim. Eu conhecia muito esse universo do Carnaval, das escolas, dos blocos. Mas eu fui deixando e trocando. Comecei a frequentar retiros, primeiramente no Rio, mas depois passei a vir para a Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), para os Acampamentos de Carnaval”, recorda padre Leonardo.

Para o sacerdote, trocar a folia pelos retiros trouxe benefícios. “O carnaval me atraía pela beleza e a alegria do momento, mas o benefício maior foi a alegria que não passa. A verdadeira alegria que eu pude encontrar e me fazia plenamente feliz era estar com Jesus Cristo. Eu vivi a experiência dessa ‘troca’ percebendo o benefício maior que era estar com Ele, pois Ele era a alegria que mais me preenchia e me satisfazia”.

Ele explica que fez o caminho vocacional com a Canção Nova, ingressou na comunidade no ano de 2011, e em 2021 foi ordenado sacerdote. 

Cresce busca por eventos religiosos

Muitos católicos também têm feito essa opção. Padre Leonardo destaca o crescimento no número de retiros durante esse período de Carnaval. “É bonito ver esse movimento nas paróquias. As dioceses têm promovido retiros espirituais, encontros, os famosos Rebanhões. Em algumas comunidades também, inclusive retiros de silêncio, porque nesses dias muitos cristãos compreendem que a verdadeira e plena felicidade é estar com Jesus. Foi a experiência que eu vivi”.

Ele enfatiza que muitos escolhem “fugir do barulho do mundo” e, nesse sentido, os retiros de silêncio têm sido muito bons para “alimentar o coração e a alma” daqueles que buscam algo a mais. “Não só alegria e euforia, mas estar com Jesus, ouvi-Lo e colher Dele as direções”, indica.

Além disso, segundo o sacerdote, participar desses momentos é importante para preparar-se para a Quaresma, que começa na quarta-feira seguinte ao Carnaval: a Quarta-feira de Cinzas.

Opções de retiros

A maioria das Dioceses e movimentos eclesiais promovem opções de encontros que agradam diferentes públicos. Desde eventos com shows que garantem a animação até retiros totalmente em silêncio.

Uma das opções mais conhecidas é o Rebanhão, realizado na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), que este ano acontece entre os dias 13 a 18 de fevereiro. Com entrada gratuita, o evento é direcionado às famílias e promove momentos de shows e também de pregações e orações. 

A Comunidade Shalom também oferece retiros de Carnaval em mais de 50 cidades do país, com uma programação que oferece shows, momentos de pregação e de oração. E um evento especial direcionado às crianças: o Renascer Kids.

Para os que querem fugir totalmente da agitação do Carnaval, há os “retiros de silêncio”. A Obra dos Santos Anjos (Opus Sanctorum Angelorum), por exemplo, oferece esses retiros para aqueles que já possuem uma caminhada na Igreja e querem aprofundar sua vivência espiritual. Diferente dos retiros inacianos, as conduções e pregações deste retiro tratam de temas relacionados aos Santos Anjos. O retiro é realizado em Guaratinguetá (SP) e Anápolis (GO). 

Além disso, os participantes têm a oportunidade de confessar-se e marcar um atendimento espiritual ou um colóquio com um sacerdote. “O retiro ainda é marcado pela vivência diária da Santa Missa, da Adoração Eucarística, da oração da Liturgia das Horas e do amor à Santíssima Virgem Maria. É claro que tudo isso deve ser feito cum Sanctis Angelis, ou seja, com os Santos Anjos. Em profunda união com eles, queremos amar e servir a Cristo; amar e servir a Igreja”, cita o texto de divulgação da Obra. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content