Presidente da CNBB falou na abertura da 58ª Assembleia sobre a importância da missão da Igreja no Brasil e o serviço eclesial
Da redação
Nesta segunda-feira, 12, teve início a 58ª Assembleia Geral ordinária dos Bispos do Brasil. A Missa de abertura aconteceu às 7h, direto da Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília (DF).
Logo após, às 8h, através da plataforma Zoom, o Presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, saudou a todos os bispos, “unidos e missionariamente empenhados na árdua tarefa de evangelização”.
“Este caminho é de grande importância, é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes do Cristo Ressuscitado, guiados pelo Espirito Santo.”
Os bispos rezaram então a Oração das Laudes.
Pandemia
Dom Walmor refletiu sobre o fato de a Assembleia ter sido, neste ano, adiada por duas vezes, por conta da pandemia de coronavírus. E se recordou do sofrimento do povo neste tempo, mortos e doentes.
“Olhando a humanidade e a nós mesmos, chegamos a esta 58ª Assembleia, com os pés cansados e os joelhos enfraquecidos. A pandemia nos vem exigindo aprendizagens e novos rumos.”
Um instante de silêncio pelas vítimas foi feito.
Missão da Igreja
O presidente da CNBB reforçou que é grande a missão da Igreja no Brasil, e irrenunciável sua tarefa educadora.
“Estamos aqui para nos ungir com a fraternidade entre nós, com a força da fé no Ressuscitado, conscientes do quanto precisamos estar fortalecidos.”
Os bispos rezaram o Veni Creator, pedindo a unção do Espírito Santo para estes dias de trabalho. Dom Walmor fez mais uma oração:
“Esta sala virtual da 58ª Assembleia nos fará lembrar saudosos a Casa da Mãe Aparecida. A saudade e as gratas lembranças do tempo vivido ali e que esperamos voltar muito em breve nos encharquem com a certeza de sua intercessão e esperança.
O novo Núncio Apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro, também se dirigiu ao episcopado brasileiro reunido em Assembleia.
Primeiro Dia
Na parte da manhã, serão apresentados o relatório bienal 2019-2020, organizado pelo Presidente da CNBB, a mensagem do Santo Padre à assembleia e aos bispos do brasil e abordado o tema dos ministérios concedidos às mulheres pelo Papa Francisco.
Também serão apresentados o relatório econômico e o tema central. Os destaques do período da tarde ficam por conta das análises de conjuntura eclesial e social e a programação de atividades dos anos Amoris Laetitia e Josefino, em 2021.
A Assembleia
A 58ª AG da CNBB realiza-se, de 12 a 16 de abril de 2021, em modalidade virtual, por meio da Plataforma Zoom. Em função da pandemia da covid-19, pela primeira vez na história da Conferência uma assembleia será realizada em formato totalmente remoto. O evento contará com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.
Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 475 bispos hoje, dos quais 309 exercendo alguma missão e função de governo mais 166 bispos eméritos (aposentados).
Tema central
O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.
Os bispos vão aprofundar também outros 30 assuntos previstos estatutariamente sobre a vida da Igreja e a evangelização no Brasil, entre os quais a análise de conjuntura; o Ano Vocacional previsto para 2023; os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; o Colégio Pio Brasileiro, em Roma, as Comissões, organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e a pandemia do novo coronavírus.
O episcopado brasileiro também aprovará mensagens a serem enviados ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero da Sé Apostólica e ao povo brasileiro. Durante a assembleia, também serão apresentados os relatórios do presidente e do ecônomo. Esse também será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que terá uma audiência on-line com os participantes. O arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley, será o pregador de uma manhã de retiro, no dia 15 de abril.